Os segredos filosóficos da Maçonaria
“(...) Há segredos filosóficos velados dentro do sistema maçônico. Eles devem ser distinguidos dos segredos meramente formais comunicados cerimoniosamente. Estes segredos não envolvem informações que possam ser compartilhadas ou ocultadas conforme nossa vontade, mas verdades inerentes ao próprio sistema; verdades que precisam ser extraídas dele, como a poesia e a música o são de uma página impressa pelo esforço pessoal, e que só podem vir a ser consideradas como verdades pela sensibilidade da alma depois de profunda meditação e completa assimilação.
Assim, eles nos são ensinados por meio de sinais, toques e pontos perfeitos de aplicação, significando apropriada faculdade de percepção e entendimento. Verdades e mistérios íntimos são inevitavelmente secretos àqueles que não têm a sensibilidade de percebê-los.
As Ordens Secretas sempre existiram para oferecer iniciação nesses segredos e mistérios. Nestes dias em que vemos a nossa própria Ordem tão pouco preocupada com tais coisas, preferindo dirigir suas energias a propósitos seculares e sociais, seria conveniente refletir que a única justificativa para a existência de uma Ordem Secreta é sua capacidade de oferecer instrução especializada, combinada a esforços fraternais àqueles desejosos de afastar-se das atividades do mundo exterior para adentrar em um santuário silencioso onde possam contemplar e atingir um conhecimento pessoal das coisas que estarão sempre fora da consciência dos não-iniciados”.
W.L.Wilmshurst
The Meaning of Masonry (O significado da Maçonaria)
Trabalho do Ir.: Francisco Pucci (Curitiba/PR)