'RODAMUNDINHO' e '25 ANOS DE FUNDAÇÃO DO NUPEP'

FATOS E OPINIÕES - [ 01/11 ]

Do Leitor

Notícia publicada na edição de 01/11/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno A.

CANAL ZAPP

Manifesto aqui meus sentimentos de repúdio ao ler neste conceituado veículo, de comunicação o ‘Jornal cruzeiro do Sul‘ no qual sou assinante, matéria preconceituosa na coluna ‘Canal Zapp‘ expressa pela senhora Manoela Reis,sobre a jornalista Ticiane Villas Boas,do jornalismo da ‘Band‘, dizendo que ‘esta não consegue perder o sotaque baiano, coisa que, apresentando um informativo nacional, não poderia ter‘,sinceramente...fiquei perplexa diante dessa aberração preconceituosa, num mundo globalizado, num país como o Brasil,que é formado em seu todo por diversidades, diferenças e beleza de cada representante de seus estados federais e sua cultura caracteristicas próprias.....ai,ai,ai!!! hein dona Manoela Reis...

QUEZIA LEAL GARCIA RIBEIRO

'RODAMUNDINHO'

O dia da entrega do Rodamundinho 2009. No dia 24 de outubro de 2009, durante as comemorações da Expo-Literária, foram entregues exemplares da Coletânea Infanto-Juvenil para 34 dos 39 participantes. Os inscritos da cidade de Serafina Correa do Rio Grande do Sul receberão seus exemplares pelo Correio. O Rodamundinho é uma coletânea que reúne contos, crônicas e poesias feitas por crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. O sábado estava ensolarado, a alegria era contagiante e era notória a inquietante curiosidade de todos os participantes para ver o livro. O coordenador do projeto, Matheus Dantas, abriu o evento, descrevendo com propriedade a importância do momento para os presentes, já que Matheus, em 2008, participou com seus textos da coletânea, e este ano, continua atuante, mas como importante auxiliar dos idealizadores do Rodamundinho. Um a um dos participantes foram chamados ao palco para receber o seu exemplar da coletânea. Um momento muito feliz foi a execução da música de Toquinho, por Matheus e Maria Rita (no violão Felipe Pantano) contagiando a plateia. Mais uma vez devemos ressaltar a grande importância da Expo-Literária e do Jornal Cruzeiro do Sul para essa criançada. Nos rostinhos dos mesmos podíamos notar o orgulho, a felicidade e a glória daquele momento. Sem dúvida alguma foi um momento feliz para todos, crianças, pais, avós; proporcionados pelos idealizadores Alexandre Latuf e Douglas Lara, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

MARLI APARECIDA VALENTE LARA

40 HORAS SEMANAIS

Vem aí, mais um engodo político, que é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o aumento, do custo das horas extras, é uma excelente ferramenta para que, os políticos e os partidos, que as defendem, de serem simpáticos aos trabalhadores formais, que sem nenhum custo, consigam votos, para eles. Na verdade, essas sugestões, que parecem serem boas são mais um avanço, no aumento do “Custo Brasil”. Nas ultimas décadas, houve um enorme aumento de encargos, incidindo sobre a folha de pagamento dos trabalhadores, e é justamente isso, que é a causa principal, do grande índice de desemprego e por conseguinte da marginalidade. Um trabalhador, que recebe líquido R$ 1.000,00, seu patrão, paga, mais R$ 1.100,00, para o governo. Por isso, quando uma pessoa vai admitir um trabalhador, principalmente, numa atividade particular, ele pensa várias vezes e só faz essa admissão, se ela for, realmente necessária e que garanta retorno. Nos serviços públicos é diferente, neste, o que interessa é o beneficio e o retorno político, afinal, quem vai pagar é a população. Evidentemente, que a maioria dos trabalhadores formais, estão torcendo, para que a proposta, desses políticos interesseiros, de certo, só que é bom lembrá-los, que isso, vai aumentar, ainda mais, os motivos de demissões, principalmente, dos considerados de bons salários. Para diminuir o desemprego, tem é que reduzir encargos e impostos, como fazer isso, é ter prefeitos, governadores e presidente, reduzindo gastos públicos, com menos secretárias e ministérios, senadores, deputados estaduais, federais e vereadores, ganhando menos, trabalhando mais, com menos mordomia. Que sonho absurdo, isso é utopia, nunca vai acontecer, mas, segundo o ditado popular ‘Sonhar não paga importo”.

JOÃO BATISTA GROPPO

'25 ANOS DE FUNDAÇÃO DO NUPEP'

Recebi um honroso convite da Câmara Municipal de Sorocaba assinado pelo seu presidente sr. José Francisco Martinez e também do Nupep, através do amigo Capitão Brotas, para a Sessão Solene acontecida no dia 27 de outubro, proposta pelo nobre vereador Francisco Moko Yabiku, em homenagem ao Jubileu de Prata do Nupep, comemorativo aos 25 anos de sua fundação, e que foi fundada pelo prof. Jorge Melchiades de Carvalho. O Nupep tem como dinâmica, o estudo de pesquisas psíquicas, além de outras atividades que fazem do grupo uma coesão digna de aplausos, tal a afetividade que existem entre todos seus integrantes, com uma amorização que encanta, pois a alegria é uma constante nos sorrisos, nos gestos, nas palavras. Inicialmente fomos brindados com músicas maravilhosas, com o coral das meninas, permitam-me chamá-las assim, e a suavidade de suas vozes me extasiou, parecendo suaves cascatas despencando das alturas, tal a perfeição dos sons tão maviosos.

Depois, com o vozeirão do prof. Jorge Melchiades de Carvalho e todos seus integrantes, tivemos apresentações maravilhosas, numa combinação perfeita de vozes, com melodias do folclore italiano, que todos apreciam, culminando com a melodiosa voz do seu maestro, numa perfeita sintonia e combinação de sons, onde o acompanhamento musical através do teclado, fez do desfecho final um musical que encantou todos os convidados presentes. O Coral “Nupep em Som Maior” e o Grupo Vocal “A Magia do Som” nos brindaram com apresentações dignas dos grandes espetáculos e foram aplaudidos de pé tal o encantamento que produziram entre todos os convidados. A emoção maior no entanto estava reservada para o discurso proferido pelo Professor Jorge Melchiades de Carvalho, um escritor competente e amigo, que inicialmente como que para descontrair os espíritos, soltou algumas frases de efeito, que despertaram sorrisos entre todos os convidados, sejam autoridades como também os ilustres convidados. Abriu seu coração e emocionou à todos, pois afirmou que existiam conflitos entre sua maneira de pensar e de sua querida mãe, muito religiosa, caridosa, que tinha predicados de curar os doentes, tal a sua afinidade com Deus e que após sua morte, seus conceitos, sua maneira de pensar se modificaram totalmente, diante de uma mensagem recebida.

Não poderia ser outro o desfecho de uma manifestação tão sincera e carregada de emoções, pois todos se levantaram e em demorados aplausos, o professor Jorge Melchiades teve reconhecida a sua maravilhosa palestra que encantou a todos. Parabéns ao nobre vereador Yabiku pela significativa homenagem prestada por sua iniciativa através da Câmara Municipal de nossa cidade e a todos os integrantes do Nupep por tão significativa data comemorativa.

JAIRO VALIO

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 01/11/2009
Código do texto: T1899184