Um livro de 66 anos, que ainda tem lições para ensinar - Andrea Alves

O PEQUENO PRÍNCIPE - [ 01/11 ]

´Quem estudou as obras de Saint-Exupéry afirma que o escritor acreditava que os adultos não entendiam a sabedoria de uma criança e nem o sentido da vida.´

Notícia publicada na edição de 01/11/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno Cruzeirinho.

Há quem diga que O Pequeno Príncipe é livro de criança. Há quem diga que todo adulto deveria ler a história do principezinho que deixa seu planeta para conhecer novos mundos e acaba fazendo uma reflexão sobre as coisas importantes da vida. Um das obras literárias mais famosas do mundo, o livro é repleto de significados e mensagens que o autor francês, o jornalista e piloto de avião Antoine de Saint-Exupéry, dirigiu aos adultos, para que nunca esqueçam da criança que um dia foram, e às crianças, para que elas nunca abandonem a essência da sua infância.

Antes de virar desenho animado, filme e outras adaptações, a história foi traduzida em diversas língua e encantou o mundo. Saint-Exupéry se coloca como o próprio narrador da história, iniciada com uma aventura vivida no deserto do Saara, depois de uma pane no avião.

Certa manhã, o piloto é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede para desenhar um carneiro.

O Príncipe conhece personagens um tanto malucos aparentemente. Um rei pensava que todos eram seus súditos, apesar de não haver ninguém por perto. Um homem de negócios se dizia muito sério e ocupado, mas não tinha tempo para sonhar. Um bêbado bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. Um geógrafo se dizia sábio mas não sabia nada da geografia do seu próprio país.

Uma das principais mensagens do livro é mostrar que os adultos se preocupam com coisas menos importantes e acabam não dando valor àquilo que realmente merece. Quem estudou as obras de Saint-Exupéry afirma que o escritor acreditava que os adultos não entendiam a sabedoria de uma criança e nem o sentido da vida. Como diz a raposa, um dos personagens mais conhecidos do livro, só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Além de escritor e ilustrador, Antoine de Saint-Exupéry foi aviador e piloto durante a Segunda Guerra Mundial. Morreu em combate em 1944, pouco tempo depois de dar vida a esse personagem querido até nos tempos atuais.

andrea.alves@jcruzeiro.com.br

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 01/11/2009
Código do texto: T1899054