Qual o lugar do computador na escola?

Políticas de Inclusão Social e Educacional

O Lugar do Computador na Educação Escolar

A Theoria - Revista Eletrônica de Filsofofia, um periódico da Faculdade Católica de Pouso Alegre, Minas Gerais, disponibiliza, a partir deste 01 de novembro de 2009, o acesso ao artigo "Políticas de inclusão social e educacional: o lugar do computador na educação escolar", entre outros trabalhos relevantes para quem lida com a educação escolar e aprecia a abordagem dela na perspectiva da filosofia (a meu ver, todo cidadão e toda cidadã deveriam se interessar por assuntos relativos à educação escolar). Esse é um artigo escrito em uma parceria entre mim e as professoras Solange do Nascimento e Francisléia Giacobbo. Neste espaço, apresentamos o resumo do trabalho, como segue, a título de informação. Caso você deseje acessar a revista Theoria e consultar esse e outros trabalhos nela publicados, sob o zelo editorial de professores que buscam primar pela qualidade e profissionalismo naquilo que fazem, o endereço é: http://www.theoria.com.br/.

Resumo do Artigo publicado em Theoria:

"Políticas de inclusão social e educacional: o lugar do computador na educação escolar[1]

Wilson Correia, Licenciado em Filosofia (PUC-GO), Esp. em Psicopedagogia (UFG), Mestre em Educação (UFU) e Doutor em Filosofia da Educação (PPGE/FE/UNICAMP) e Adjunto na UFT.

Solange Nascimento, Mestra em Educação e Assistente na UFT.

Francisléia Giacobbo, Esp. em Educação e Gestora do CETEC.

RESUMO

O presente trabalho aborda o lugar das tecnologias no âmbito das políticas de inclusão educacional. Aborda o aparecimento das tecnologias no Brasil e seu impacto nos currículos escolares. Preconiza a readequação do fazer docente frente às novas tecnologias, na perspectiva de articular as ações e o fazer pedagógico com a realidade. Discute a compreensão do uso do computador não como substitutivo de outras tecnologias ou ainda que tenha a presumível capacidade de suplantar a relação pedagógica, pautada na interação presencial entre alunos e professores, o que não é endossado no contexto quando se fala da mediação no emprego das tecnologias. Aponta ainda uma reflexão acerca do espaço ocupado pelo computador nos processos escolares, revendo a idéia da substituição do fazer humano pela máquina, a utilização das tecnologias na educação tem a função de possibilitar processos educativos mais igualitários, valorizando as relações humanas.

Palavras-chaves: Educação, Tecnologia, Aprendizagem."

[1] Este trabalho foi aprovado como Comunicação Oral pela Comissão Científica do "V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente", da UFU, onde será apresentado agora em dezembro de 2009.