Chocolate Caseiro Joinville Veja o site do Chocolate com a história, fatos e dados adicionais AQUI: http://www.chocolatecaseirojoinville.com.br/ Moinho da Oma - Joinville - SC Local onde são fabricados os deliciosos Chocolate Caseiro Joinville ... CHOCOLATE CASEIRO JOINVILLE = delicioso chocolate = bandeja de vime chocolate finos "O NÉCTAR DA CIDADE DAS FLORES" Esta comunidade objetiva preservar a história deste produto que é considerado o presente mais típico entre os turistas brasileiros e internacionais e valorizado pelos moradores da Região Norte de SC. ... A fábrica de Chocolate da Joinvilândia é pioneira na região e é uma das mais tradicionais do Sul do Brasil. Localizada ao lado do RESTAURANTE MOINHO DA OMA, na BR 101, KM 42, esquina com a rua Botuverá, 508, Bairro São Marcos, Joinville, SC é visitado por milhares de turistas anualmente. ESPECIAL Chocolate Caseiro Joinville BOMBONS E CHOCOLATES finos e artesanais, são produzidos com amor e carinho obedecendo as normas internacionais de qualidade.Embalagens especiais e isotérmicas dão o toque esmerado dos diversos produtos. Um produto catarinense de Joinville, valorizando a criatividade do Brasil! Experimente, deguste e muita SAÚDE! chocolate bandeja Schokoladenhaus CHOCOLATES FINOS E ARTESANAIS JOINVILLE .
|
CHOCOLATE
Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final. A fabricação de chocolate é composta de cinco etapas básicas: malaxação, refino, conching, tempera, a modelagem.
Na malaxação a massa de cacau a misturada com as outras matérias primas em uma masseira. A mistura a malaxada até obter-se uma massa homogênea.
No refino essa massa passa por moedores que reduzem as partículas da mesma a 15/ 20 microns.
Depois vem o conching, uma operação crucial pois da ao chocolate toda sua firmeza a suntuosidade. E uma operação demorada : pode durar de 12 horas até 5 dias.
Na próxima fase, a tempera, o chocolate é temperado para passar do estado líquido para o estado sólido, através de um processo de cristalização.
A última etapa e a modelagem, onde o chocolate a moldado a passa por um túnel de refrigeração ( 10/12 graus centígrados ). Na saída do túnel o chocolate é desmoldado.
Todo este processo a altamente delicado - qualquer descuido, principalmente na fase de conching a tempera pode ocasionar a perda de um lote.
O MERCADO DE CACAU
Nos últimos 50 anos a produção mundial de amêndoas de cacau passou de aproximadamente 800.000 toneladas métricas por ano para 3.000.000 de toneladas métricas por ano.
Atualmente a maior parte da produção provem do Oeste da África, onde quatro países ( Costa do Marfim, Gana, Camarões a Nigéria ) produzem 65 % do cacau no mundo. Destacam-se também a Indonésia e a Malásia.
O Brasil, que já foi o maior produtor do mundo ( 40% ), hoje produz apenas 4% do total. Hoje oito países respondem por 91 % da produção mundial de amêndoas.
Os maiores importadores de cacau são os Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Inglaterra e França. Respondem juntos por mais de 60% das importações mundiais.
Em termos de consumo per capita destacam-se os países da CEE a os Estados Unidos.
Os preços do cacau vem sofrendo sucessivas perdas anuais, em função principalmente de seguidas safras recordes, especialmente na África. Há, hoje, um relativo equilíbrio entre demanda a oferta de cacau, a uma recuperação de preços, salvo desastres climáticos, parece improvável no curto/médio prazo. O consumo de chocolate cresce de forma vegetativa, a os ganhos de produtividade obtidos nas lavouras contribuem para a existência de significativos estoques físicos a safras normais em praticamente todos os países produtores.
Em Joinville - SC
A fábrica de Chocolate Caseiro Joinville instalada em Joinville é a mais antiga e tradicional nna produção artesanal de chocolates no estado sulino de Santa Catarina.
Há três décadas está no mercado regional e suas instalações, às margens da BR-101 - Km 42, Bairro são Marcos, Joinville, são visitadas por milhares de turistas e joinvilenses anualmente.
Entre em contato conosco!
Chocolate Caseiro Joinville: qualidade com novos sabores
Pioneira na fabricação de chocolate caseiro no Estado, a fábrica de Chocolate Caseiro Joinville completou no mês de maio último 30 anos de fundação e trabalhos ininterruptos. Nem o fogo que em 1998 queimou a fábrica, fez com que os empreendedores Laércio e Mirian de Borba Beckhauser esmorecessem. A empresa planeja novos investimentos para ampliação de sua produção mensal, hoje estimada em 2,8 toneladas no período normal e cerca de 10 toneladas durante a Páscoa, um dos períodos da mais intensa produção. "Estamos buscando inovar, colocando os produtos tradicionais e ao mesmo tempo inovando com novos sabores no mercado. Estamos na fase de testes e a aceitação tem sido muito positiva. Além de novos produtos, estamos colocando novas embalagens no mercado", afirma Mirian Beckhauser, que hoje atua como sócia e diretora administrativa da empresa.
Segundo ela, mesmo com o incidente de 98, o Chocolate Caseiro Joinville nunca perdeu a qualidade, mantendo sempre os mesmos rigorosos padrões de fabricação. "Foi graças a esta conjugação da qualidade, com o bom preço, diversificação de embalagens e uma boa distribuição que nos tornamos conhecidos em todo o País. Ainda continuamos colocando nossos produtos em outros estados e este mercado deve crescer ainda mais até o próximo ano na base de 20%", observa.
Mirian também destaca que a empresa tem uma linha variada de produtos, para todos os gostos e bolsos. "Hoje comercializamos nossos chocolates nas lojas do Centro Comercial Expoville, no Moinho da Oma às margens da BR-101 e no Shopping Bavária. Além disso, mantemos parceria com uma loja na Rua Dr. João Colin, a Virarte e a Papelaria Della Justina, no Boa Vista, que também oferecem os produtos do Chocolate Caseiro Joinville".
COMO TUDO COMEÇOU
Quando veio morar em Joinville no início de 1978, o administrador de empresas Laércio Beckhauser e sua mulher Mirian, traziam junto com a bagagem a vontade de serem donos de seu próprio negócio. Com o conhecimento do mercado de chocolate caseiro, Laércio encontrou os ingredientes que procurava. "Depois de muitas pesquisas e viagens percebemos que era um segmento bastante promissor, pois o chocolate caseiro estava surgindo com força em outros países, como a Argentina. Ainda estava no circuito entre Blumenau e Joinville, pois dedicava-me ao magistério do ensino superior. Mesmo assim, resolvemos investir com tudo nesta idéia", relembra o sócio-fundador, Laércio Beckhauser.
Em abril de 1978, eles iniciaram a fabricação em casa, com apenas cinco funcionários. Tiveram o maior sucesso com as vendas de páscoa, tendo a certeza de que estavam no caminho certo. Um ano depois já tinha sede própria, na Rua Leite Ribeiro, onde funcionou por nove anos. Foi em 1987 que inaugurou a nova fábrica no Moinho da Oma. Em 1990, a empresa inaugurava uma nova fase, tendo concluído o complexo turístico neste mesmo espaço, que permitia a visitação dos clientes no processo de fabricação. "Criamos um espaço voltado tanto aos turistas como aos joinvilenses, reunindo num único local um restaurante, lanchonete, a loja e a fábrica. É neste local que estamos trabalhando até hoje, só que com uma estrutura reduzida devido ao incêndio em 1998. Passamos então a funcionar na estrutura onde funcionou a fábrica de Sorvetes da Oma", destaca Laércio.
Ainda hoje funciona o Complexo da Oma, que tem o restaurante e lanchonete arrendados. "Estamos reconstruindo o prédio da antiga fábrica e tudo dependerá do mercado para termos uma definição se retomaremos a estrutura inicial, quando o Chocolate Caseiro Joinville produzia em quantidade suficiente para atender a todo o Estado".
CONHECIMENTO DO MERCADO MUNDIAL
Para buscar constante inovação, melhoria da qualidade e produtos diferenciados, Laércio e Mirian viajaram por vários países visitando outras fábricas de chocolate. “Além de conhecermos novas tecnologias, fomos aprimorando nossas fórmulas, buscando sempre a melhor matéria-prima, sem com isso encarecermos o nosso produto final. Estivemos na Suíça, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Londres, Bélgica e Itália. "Trouxemos para Joinville o primeiro técnico em chocolate. Isto aconteceu em 1994 em parceria com a ACIJ, através de um convênio com a Câmara de Ofícios e Artes da Alta Baviera. Oferecemos cursos de formação de vários chocolateiros que hoje atuam com sucesso no mercado local e regional", destaca.
Veja A NOSSA loja do
CHOCOLATE CASEIRO JOINVILLE no CENTRO COMERCIAL DA EXPOVILLE