Bíblia: verdade ou mentira?

"Em Portugal, o escritor José Saramago criou uma polêmica na sua mais recente obra intitulada Caim por declarar que a Bíblia é: "um manual de maus costumes" (jornal O Globo, 29/10/2009).

Como é de conhecimento de todos, José Saramago é ateu. Para ele, a religião é uma forma de manipulação social. E, por conseqüência, o livro sagrado é um manual que colabora para que o homem tenha limites e aprende a conviver em sociedade. Imaginem se não há regras de convívio social. Se todos pudessem fazer o que, quando e como quisessem, seria a “treva”. Literalmente,

o inferno seria aqui. O caos estaria instaurado.

Dessa forma, em toda sociedade há regras instituídas socialmente como forma de controle do impulso animal do homem. Todos nós temos nosso lado sombrio, caso não o sufoquemos, somos capazes das maiores atrocidades porque na hora do perigo, o instinto é de nos defendermos. Não sejamos hipócritas!!! Mas, neste momento, deve entrar a educação, o caráter, a formação de valores para darmos “STOP” e medirmos as conseqüências de um possível ato fora dos padrões, que, dependendo da gravidade, deixa de ser uma gafe e passa a ser um delito. E você não será um gafista, mas sim um criminoso.

Pensando nisso e na declaração de Saramago, podemos considerar a possibilidade da Bíblia ser de fato um instrumento de controle social. Um recurso para “amedrontar” o homem, para levá-lo a acreditar que se infringir alguma regra, estará pecando. A crença no pecado foi muito latente na época do Barroco (em que o ser humano vivia em conflito existencial). Até hoje o pecado é a maior forma de contenção do homem. Podemos compará-lo a uma camisa de força. Por acreditar que se pecar não entrará no céu, deixa de praticar ações.

As histórias narradas na Bíblia através de metáforas têm por objetivo guiar nossas atitudes, ditar o que é permitido ou não dentro da sociedade. Ao longo dos séculos, muitos se dedicam a decifrá-las com base no seu conhecimento e na sua percepção do mundo. Será que é mesmo uma obra divina? Deus existe (nesta concepção vigente)? Saramago não está certo!? "Você decide!!!!".

Renabarcellos
Enviado por Renabarcellos em 29/10/2009
Código do texto: T1894774