Atlântida
Dica de leitura:
Livro: A QUEDA DE ATLÂNTIDA.
OBRA EM DOIS VOLUMES:
I – A TEIA DE LUZ
II – A TEIA DE TREVAS
Título original: THE FALL OF ATLANTIS.
Autora: MARION ZIMMER BRADLEY
Domaris e Deoris são irmãs, da Casta dos Sacerdotes, levam uma vida plácida e tranqüila no Templo da Terra Antiga. Mas essa existência é subitamente abalada pela chegada de um estranho, mutilado e cego. É Micon, Príncipe de Ahtarrah, herdeiro de Atlântida, torturado brutalmente pelos membros de uma seita secreta e proibida que se dedica à magia negra, para revelar seus estranhos poderes.
Com essa base de romance e misticismo, Marion Zimmer Bradley nos oferece mais uma história memorável, com o fascínio eterno dos relatos de um tempo antigo, mas com a atualidade vibrante de fatos e emoções do ontem, hoje e amanhã.
Entre Domaris e Deoris, mulheres que se deixam arrebatar oelo amor e por um momento de paixão e se expõem a todos os riscos desafiando as conseqüências mais terríveis, pairam as ameaças mais sinistras, não só e elas, mas a toda a humanidade.
Rajasta é o Sacerdote da Luz, sábio e paternal, protetor das irmãs, o líder dos Túnicas Brancas, Guardião do Templo, responsável por sua segurança e empenhado em evitar a tragédia que ameaça o mundo inteiro. Riveda é um Curandeiro, o líder dos Túnicas Cinzentas, que sobrepõe a sede de conhecimento a todos os sentimentos, numa busca de poder incontrolável, mas que nem por isso deixará de ser tocado pelo amor.
Há outros personagens fascinantes e inesquecíveis, como Karahama, a sacerdotisa do Templo da Mãe, meia-irmã de Domaris e Deoris, mulher atormentada e desesperada, dividida entre o amor e o rancor; sua filha Demira, uma criança de beleza irresistível, mas uma não-pessoa, porque nenhum homem reconheceu sua paternidade; e Elis, mulher sofrida e sensata, amargurada pelo homem que lhe deu uma filha e depois a renegou, mas com uma ternura que prevalece sobre todo o seu ressentimento.
À sombra de todos esses personagens e acontecimentos, agem furtivamente os misteriosos Túnicas Negras, uma seita proibida que tenta se apoderar dos fantásticos poderes de Micon – através da tortura implacável, dominando a mente de homens, como a de um misterioso noviço, que em seus momentos de delírio revela os mais estranhos poderes e conhecimentos – e despertar a Deus Irrevelado, através do qual terão um controle sobre humanidade.
Mais do que uma história fascinante, de amor e mistério, de poderes sobrenaturais e emoções humanas, A QUEDA DE ATLÂNTIDA, é um estudo profundo dos relacionamentos humanos, da luta de mulheres divididas entre o amor e a maternidade, por um lado, e a ambição de realização pessoal em outras atividades, um relato da busca eterna dos seres humanos pelos poderes místicos que não conhecem direito e não são capazes de controlar.
INÍCIO DO LIVRO:
A TEIA DE LUZ
CAPÍTULO UM
EMISSÁRIOS
I
Ao ruído de pés em sandálias sobre a pedra, o Sacerdote Rajasta levantou os olhos do pergaminho aberto sobre os joelhos. A biblioteca do Templo estava vazia àquela hora e ele passara a considerar como privilegio pessoal estudar ali todos os dias, sem ser incomodado. A testa se franziu um pouco, não com raiva, pois não era propenso à ira, mas com uma contrariedade residual, pois se encontrava absorto em pensamento.
Mas os dois homens que entraram na biblioteca despertaram seu interesse, ele empertigou-se e observou-os: Talkannon, Arquiadministrador do Templo da Luz, um homem corpulento, de rosto jovial, cija afabilidade aparente era um disfarce astuto para um temperamento analítico, que podia se tornar frio e rigoroso, até mesmo implacável. O outro era um estranho, um corpo gracioso de dançarino a se movimentar devagar e com esforço; o sorriso sombrio era um pouco amargo, como se os lábios contraídos na dor pudessem encontrar algum alivio numa careta. Um homem alto, aquele estranho, bronzeado e bonito, vestindo uma túnica branca de tecido desconhecido, que brilhava com uma tênue luminosidade nas sombras varadas pelos raios de sol.
— Rajasta – disse o Arquiadministrador –, nosso irmão deseja adquirir um conhecimento mais profundo. Ele está autorizado a estudar como quiser. Receba-o como um hospede.
Talkannon fez uma pequena reverência para Rajasta, ainda sentado, depois tornou a se virar para o estranho e acrescentou:
— Micon de Ahtarrah, eu o deixo com o nosso maior estudioso. O Templo e a Cidade do Templo estão à sua disposição, meu irmão; e tem toda a liberdade para me chamar a qualquer momento.