A tecnologia como recurso pedagógico

A tecnologia está ao alcance de todos e envolve duas questões: uma positiva, de ferramenta para a construção do saber; e negativa, de acesso a qualquer tipo de conteúdo (inclusive os de má qualidade).

A internet é efetivamente mais um espaço de interesse dos alunos, levando-os cada vez mais a considerar a escola um ambiente enfadonho. Atualmente, de uma forma geral, as aulas não têm atrativo, não motivam os alunos para assistir às aulas, por serem ministradas de forma tradicional. Hoje, o que há de interessante nas escolas? De uma forma geral, NADA!!!

Mas um pequeno grupo já começou a fazer a sua parte: já ministram suas aulas utilizando suporte tecnológico. A questão é: estão no caminho certo? Através de seu uso, levam os alunos a interagir? ou eles continuam apenas como depositório de informação? Só ouvindo, sem espaço para se expressar, e, por conseqüência, sem se tornarem cidadãos críticos. Não pense, professor, que basta preparar um Power Point e substitui-lo pelo quadro negro. É preciso que ele seja o meio e não o fim.

Por isso, diretores, coordenadores e professores devem se alfabetizar digitalmente o quanto antes para criarem possibilidades de uso para os diferentes recursos. Afinal, a sala de aula é um laboratório. E como tal, precisamos ousar a experimentar sem medo de cometer erros. Afinal, faz parte de qualquer processo. O novo inibe, amedronta, mas é preciso enfrentá-lo para se desenvolver um ensino de qualidade. Se não, continuaremos a mascarar o ensino, a realidade, vigorando a secular frase: “eu finjo que ensino, você finge que aprende”.

Renabarcellos
Enviado por Renabarcellos em 26/10/2009
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