Círio de Nazaré - 2009
Realizado no 2º domingo de outubro, o Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Pará,
tão ou mais importante que o natal, para nós. Este ano, estima-se em torno de 2 milhões de romeiros acompanhando a procissão. Eles vão puxando a corda que isola a berlinda de Nª Sra, descalços, sob sol quente, pagando promessas. Outros levam objetos para serem abençoados pela virgem, como casa, barco, retratos... Durante a semana anterior do círio, a Virgem Peregrina sai em várias procissões pelas ruas da cidade. Tive oportunidade de assistir à procissão dos buggueiros e a moto romaria,
super emocionante com o ronco dos motores e a alegria de milhares de motoqueiros.
As ruas e casas são enfeitadas, o cheiro das comidas típicas invade o ar...Que delícia o aroma do pato no tucupi e da maniçoba preparados em quase todos os lares!
Famílias inteiras se reunem para festejarem a santinha. Na noite de sábado, a trasladação da
virgem peregrina da igreja de Nª Sra de Nazare para a da Sé, com os peregrinos cantando e rezando.
No domingo de manhã, a volta da imagem da Igreja da Sé para a de Nª Sra de Nazaré faz as ruas de Belem se inundarem de gente, dando-nos a impressão que a santinha navega num mar de cabeças.
A energia que corre no ar é muito forte, todo mundo levanta as mãos rogando-lhe as bênçãos e as lágrimas correm livremente nas faces, misturando-se ao suor, lavando a alma, extravazando as emoções. Não importa a religião, se cultuamos ou não uma imagem, é a mãe de Jesus e de todos nós que ali está. Em vários pontos da cidade, a imagem pára e cantores erguem a voz, em suaves melodias
típicas desta época: Fafá de Belem, Leila Pinheiro, Padre Fábio de Melo, Lucinha Bastos, Agnaldo Timóteo entre tantos e tantos outros. É hora de descanso para o corpo e o espírito.
Após o círio, a virgem fica exposta na praça de Nazare, onde muitos devotos vão rogar-lhe as bênçãos.
Na concha acustica, shows diarios com artistas contratados. Pude apreciar o da Fafá, em que
cantei, me emocionei e chorei com ela. Se voce tiver oportunidade, não deixe de ir conhecer o
Círio de Nazaré. Outubro chega todos os anos e com ele essa festa maravilhosa, digna de ser conhecida por todos os brasileiros.
Ilze Soares