JUSTIFICATIVA
A realidade mostra que a cada dia, jovens por motivos os mais diversos, têm experimentado algum tipo de substância psicoativa, por motivações variadas: curiosidade, influência de amigos, prazer imediato que produzem, fácil acesso e obtenção, desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas e aliviar as tensões familiares, escolares e sociais.
O uso e abuso de drogas tem manifestado como um “problema” que apesar de estudos, pesquisas, tratamentos, fórmulas... se apresenta de difícil “solução”. Dentre as soluções, a que mais se recomenda para não se fazer uso de drogas, encontra-se: aprender tudo sobre o assunto, procurar resistir a influência dos amigos que fazem pressão ao uso de drogas, envolver em atividades novas e criativas, adquirir confiança para viver livre de drogas, conversar de forma construtiva e não crítica (com pais, filhos, amigos e demais pessoas), e principalmente não começar a usar drogas (evitar a primeira dose).
Apesar das soluções\recomendações, observa-se a cada dia que os dados sobre drogadição têm apresentado índices alarmantes. No entanto, faz-se necessário, informar ao público estudantil, sobre o uso e abuso de drogas, tanto ilícitas quanto lícitas. Desta forma, o projeto A QUADRADINHA DE GUDE optou pelo caminho da criatividade – artes literária, cênicas e plásticas – entendendo que uma aula divertida, ministrada com alegria, incentiva os alunos a descobrirem as suas potencialidades criativas, novos valores, diminuindo o interesse pelo uso de drogas.
OBJETIVOS
GERAL
· Oferecer ao público infanto-juvenil, através das artes literárias, cênicas e plásticas, informações preventivas sobre a questão drogas.
ESPECÍFICOS
· Orientar as crianças que elas são capazes de dizer não às novidades (mesmo que interessantes) e evitar “presentinhos” de estranhos;
· Mostrar às crianças o mundo infinito de possibilidades de “curtir” a vida de modo saudável : diversão, estudo, desenvolvimento do potencialidades;
· Orientar as famílias que informações constantes e corretas sobre drogas e o diálogo, são passos importantes para manter a saúde familiar;
· Apresentar e/ou utilizar o livro e o teatro de fantoches como recurso didático, abordando o assunto drogas em escolas, creches, orfanatos, praças, feiras de saúde, feiras de livro, e outros espaços;
· Incentivar a leitura, a educação artística, divulgando paralelamente a arte literária e cênica brasiliense;
· Estimular os estudantes a participarem do projeto, através de trabalhos criativos (teatro, música, gibi, notícias em mídia: Tv, Jornal e outros), desenvolvidos pelo próprio aluno, sob supervisão do professor da classe a partir da leitura A Quadradinha de Gude, em sala de aula;
· Proporcionar a interação escola-escritor, mediante a presença do escritor da obra A Quadradinha de Gude no contexto escolar.
Comunidade no Orkut: solicite participação como membro
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=51623416
Venda do livro A Quadradinha de Gude: contactar com a autora