Por trás da máscara
Dica de leitura:
Livro: ZORRO
Título original: EL ZORRO
Autora: ISABEL ALLENDE
Aventureiro, apaixonado, intrépido e brincalhão. É a lenda do Zorro. E esta é a crônica – escrita com pena afiada e fina ironia – de uma vida extraordinária em tempos excepcionais: a de Diego de la Vega... despojado de sua máscara. Um relato que começa no ano de 1790, em terras da Alta Califórnia, quando um jovem capitão espanhol se apaixona por uma índia de alma rebelde.
ZORRO é o retrato de personagens de carne e osso, com virtudes e fraquezas, sensíveis e impetuosos, que nos arrastam em suas aventuras através de uma época vibrante. Com sua habitual maestria, Isabel Allende nos revela a vida simples das missões espanholas na Califórnia no início do século XIX e a agitação nas ruas de uma Barcelona ocupada pelas tropas napoleônicas em plena Guerra da Independência; os ritos de iniciação das tribos indígenas e os mistérios para ter acesso a uma sociedade secreta européia; a espiritualidade de um código de honra sem fronteiras e as contradições da alma humana... Uma aventura como as de antigamente.
INÍCIO DO LIVRO
PRIMEIRA PARTE
CALIFÓRNIA, 1790-1810
Z
Comecemos pelo princípio, por um episódio sem o qual Diego de la Vega não teria nascido. Aconteceu na Alta Califórnia, na missão de San Gabriel, no ano de 1790 do Nosso Senhor. Naqueles tempos, dirigia a missão o padre Mendoza, franciscano com costas de lenhador, aparentemente mais jovem do que os seus quarenta anos bem vividos, enérgico e mandão, para quem a maior dificuldade de seu ministério era imitar a humildade e a doçura de São Francisco de Assis. Na Califórnia havia muitos outros religiosos em vinte e três missões, encarregados de propagar a doutrina de Cristo entre milhares de gentios das tribos chumash, shoshone e outras, que nem sempre a recebiam de boa vontade...