Dor.
A DOR
“Pensar é estar doente dos olhos”, disse Alberto Caeiro. Pode ser que você ainda não tenha se dado conta disso, mas o fato é que todas as coisas belas do mundo são filhas da doença. O homem cria a beleza como remédio para a sua doença, como bálsamo para o seu medo de morrer. Pessoas que gozam saúde perfeita não criam nada. Se dependesse delas, o mundo seria uma mesmice chata. Por que haveriam de criar? A criação é fruto de sofrimento.
Um dia desse tomando leite com Nescau, e pão na chapa com queijo derretido, com meu amigo: Dr. Carlos Mendes famoso curiozeiro, homem de bom gosto e exigente na arte dos curiós possuindo um dos melhores curiós da região, representando a nossa cidade com um belo pássaro. “ Rio Do Sul’ Curió de canto clássico Praia Grande,falávamos sobre a vida e nessas conversas estávamos falando sobre doenças, remédios os preços hoje dos mesmos estão bem inflacionados, falando desse assunto alguém disse: que era melhor gastar o dinheiro com comida, vaidade do que gastar com remédio. Em meus pensamentos, discordei e fiquei a pensar: Será que a comida, quando você sentindo dor, é melhor do que o remédio? Será caro algo que você sofrendo toma, tira sua dor? Nesse contexto fico com a seguinte observação para você leitor refletir, Bendito seja o remédio, que nos tira a dor, que trás alívio, a dor tem suas características, ela se parece com aquela senhora de cabelos brancos, de face enrugada, olhos cansada com o sofrimento. Toda pessoa pode ser nova e linda na dor ela fica com essas características, Quando somos tocados pela dor aprendemos algumas lições:Na dor nos humanizamos, temos mais esperança, fé, pois ela cria ruga na alma, é o momento de silenciar-se, é o medo da morte, medo de deixar os bens, com tudo isso a dor também tem seu lado de sabedoria, e não é somente sofrimento, e o remédio é o bálsamo que alivia, ou seja: Tudo é bom no seu tempo, tomar remédio quando está com saúde é desnecessário, ele é melhor do que a comida, a comida, quando adoecemos.
"Dor não tem nada haver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver."
               
Adélia Prado
J,F.Alvarez 21/10/2009