Uma foto de Serra e Lula, em Brasília - estudo de caso...

Uma foto de Serra e Lula, em Brasília - estudo de caso...

O governador de São Paulo José Serra e, o Presidente Lula compareceram à cerimônia de posse de José Múcio no TCU (imaginem: um petralha no TCU que já chegou mandando ver...). De tal cerimônia, resultou a foto acima, que fala mais do que mil palavras, mas permite também, um exame e, interpretações.

Se puder, encontre a foto na Internet e, me siga, hipotético leitor (aqui: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2009/10/serra-e-lula-no-tcu.jpg ):

José Serra:

A desmonstração de confiança de José Serra é algo estudada e visada, naquele momento, pois a cabeça está adiante do peito - mas a coluna reta indica que ela é mesmo genuina.

As duas mãos junto ao corpo indicam uma posição hierática e, enfim, que ele não tem dúvidas entre emoção e, objetivos, no momento. Sugere ainda que confia nos próprios passos e, caminhos, que ele tem um projeto ou plano importante e pronto, que quer movimentar, ir em frente, ou simplesmente evitar sugestões gestuais indevidas...

Não é possível verificar a posição de seus pés. Mas, pode-se fazer algumas ilações, a respeito: se estiverem juntos, indica que está à vontade e, aguarda um momento, um fato, uma oportunidade, no local.

Se o pé direito estiver adiante, indica que pensa em sair dali e ir cuidar de seus interesses ou objetivos, sejam quais forem.

E, se for o pé esquerdo que estiver adiante, então, indica que está a fim de se mandar de uma cerimônia que não lhe interessa muito ou, está presente pessoas com quem não deseja de avistar.

Mas, se os cadarços estiverem amarrados, não pode ser descartada uma autoria de Aécio Neves...

O sorriso parece forçado, mas não é - mas, como se sabe, Serra é um cara bem desabonitado. Daí...

O uso do terno escuro naquela cerimônia indica a intenção de se ocultar, ou ocultar alguma coisa. Assim, o que quer ele tivesse a dizer ou fazer sobre determinado assunto, não diria nem faria ali.

O ângulo da foto lhe foi amplamente benéfico e, indica, outra vez, que este foi procurado - está à plena luz, enquanto o atual presidente da república está numa área ensombreada, onde, por conta da perspectiva, parece menor.

Lula:

Lula tem a mão direita (a mão da ação) sobre os lábios e entradas das narinas. Os olhos voltados para a esquerda e as sombrancelhas levemente arqueadas, indica que estuda matreiramente aquele à quem julga ser o rival de campanha - mas, não é, e quer lhe preparar uma presepada qualquer.

O petista parece demonstrar que vacila no conceito que tem sobre o outro, de modo que o gesto parece sugerir que detem uma fala mental, um diálogo consigo mesmo. Mas, por outro lado, indica claramente que ele não gosta da situação em que se encontra, em relação a quem toma como adversário, como se dissesse: "Isto ou aquilo não vai bem, cheira mal!..."

Sentado, procura demonstrar autoridade, pois o cotovelo direito (ligado à mão da ação) está demarcando território sobre a mesa.

O corpo pendendo para a direita e, arquejado para trás na cadeira, entretanto, indica que ele estuda a estatura de Serra e está um tanto surpreso com ela - ele parece maior do que ele imaginava!, por algum motivo. Além disso, procura mentalmente ao seu lado por alguém com quem confidenciar - mas, o semblante da figura emparelhada não lhe apetece...

Não é possível verificar a posição da mão esquerda (a mão do sentimento). Mas é possível prognosticar alguma coisa, com base nos outros indicativos.

Se estiver pousada espalmada sobre a mesa significa que ele não sabe, no momento, o que fazer para enfrentar seu advsersário virtual.

Se estiver fechada, indica um estado íntimo de ânimo exaltado contra Serra. Se estiver segurando uma caneta ou outro objeto pontiagudo, indica o desejo inconsciente de (sim!) atingir fisicamente àquele que supõe antagonista.

Se estiver sobre o estômago, indica que está preocupado com o que pode perder. Mas, se estiver sobre as genitálias…

…indica que já está medindo o tamanho da taca que Dilma/ele podem levar nas próximas eleições presidenciais!

Entre os dois - interessante!, um copo de água quase cheio, como uma espécie de delimitador, de marcador de distâncias. A água, como se sabe, é um elemento de purificação.

- A leitura do divertido livrinho “O corpo fala” de Roland Topakow e, Pierre Weil é bem instrutiva, inclusive para decifrar a liturgia e, a disputa do poder, no âmbito gestual...