Pequenas coisinhas...
Preciso comentar isso, são pequeninas diferenças, coisinhas, culturinhas, nada que nos faça realmente diferente, nada que nos faça ter um choque cultural, nada que não seja possível sobreviver... então, ao continuar a escrever sobre a Alemanha, ou pelo menos a cidade que estou, Liepzig, vou ressaltar essas diferenças que chamarei de: coisinhas!
Temos 4 horas de diferença no fuso (Alemanha-Brasil), agora são 5 por causa do horário de verão (o verão mais frio que já vi, apesar que estamos em outubro, é outono, ontem fez 2 graus positivos e na outra metade da Alemanha já nevou)
O comércio começas às 10hs da manhã. Há uma enorme variedade de restaurantes, italiano, grego, asiático, indiano, frances... O gostoso é que voce come num restaurantes desses e é como se estivesse no próprio país, toda gente que trabalha ali vem dos referidos lugares, parece óbvio, mas quando pensamos que nos restaurantes japoneses de SP são baianos, alagoanos e paulistas que nos servem essa diferença fica mais importante. Voce come num restaurante indiano e é um indiano que te serve, ponto final e assim por diante!
A cidade é extremamente cosmopolita, vários sotaques, cores de pele, religião, estilos de roupa e cabelos. Às vezes me pergunto porque será que vejo alguns alemães por aqui...
Na casa:
Dois botões para a descarga: Um menor (para coisas menores ou líquidas) e outro botão maior (para coisas sólidas e grandes). Na porta de entrada tem um negocio estranho no chão (parece aqueles pipi dog grandes de cachorro), o pessoal usa isso pra deixar os sapatos já na porta de entrada porque há neve aqui e os sapatos ficam emporcalhados.
O fogão não tem aquelas bocas chatas de limpar, na verdade o fogão nem faz fogo, ele emite apenas calor, um vidro de ceramica que quando ligamos é aquecida por eletricidade, o vidro fica encandescente e de repente temos calor.
O lava roupas fica no WC, ao lado da pia, os canos ficam dentro da parede e a gente não ve nem a agua entrando e nem saindo, a máquina trabalha com água quente e a roupa sai limpíssima!!! Eita caipira!!!!!
Bem, limpo o apartamento que não tem elevadores (porque a maioria aqui só tem 4 ou 5 andares), nem portaria, nem aquelas áreas de lazer comuns no Brasil, salões de festa..., ainda limpando, falei ao german: Hiii, não temos vassoura! E ele me respondeu: Para que vassoura se temos aspirador??????? Ao que respondi, hein???? Conclusão: Limpei a casa inteira com o aspirador de pó, isso inclui cozinha, sofá e banheiro.. bem louco realmente, mas nada que o costume não nos faça acostumar... Nunca vi uma estatística 100%, mas aqui, 100% dos alemães tem o tal do aspirador!!! Por causa dos vinte graus negativos, temos em cada dependencia um aquecedor (bem feio), não encontro nada que combine com o trambolho. Comum em todos as pias termos água quente e nos banheiros, banheira!! Eu como boa filha de pescador, nado todas as noites!!! Desde que cheguei aqui procuro a tal espuma para a banheira e sempre retorno com um detergente de pia ou um condicionador.. fazer o que, né??? Preciso aprender alemão urgente!!!!
Outras pequenas coisinhas:
Aliança de casados usamos na mão direita;
Cães podem entrar em qualquer lugar aqui, no shopping, na estação, no trem... já vi lindos cãezinhos até na padaria!
Emergencia em hospital público com atendimento em até (e no máx. 1h)... O cinema é a parte mais sensacional, pequenino, bem antigo, vendem o bilhete de entrada dentro do bar que fica no próprio cinema, assisti um filme numa tela minúscula, com uma mesa à frente, enquanto tomava uma cerveja, meu deutsher apreciava um vinho, levantei duas vezes para ir ao banheiro, que ficava ao lado de minha poltrona, num lugar con no máximo 30 pessoas...
Para a escola de alemao, vou de bicicleta e adoro a dor que sinto nas pernas no dia seguinte...
aiiii... esta vida de parasita e cosmopolita, verdadeiramente, encanta-me!!!!!
Saudações alemãs!!
by Geyme Mannes