A HERANÇA DE DOM HELDER
Muito já se disse, muito já se escreveu sobre Dom Helder. Penso que, em todos estes escritos e ditos, destaca-se cada vez mais um Helder Camara vivendo no dia-a-dia a radicalidade da mensagem de Jesus Cristo. É um Helder contemplativo na ação. Lançava seu "olhar sobre a cidade", e viajava pelo mundo de olhos abertos. E o que mais o impressionava? Um mundo ainda distante da mensagem do Evangelho, um mundo carente de fraternidade e de solidariedade, a exploração do homem pelo homem; as injustiças na distribuição dos bens da terra, a violência, a miséria, a fome. E isto o angustiava. Viajava pelo mundo anunciando a boa nova e denunciando a desfiguração do ser humano, imagem e semelhança de Deus. Um profeta do nosso tempo!. No espírito desta mística, lançou em 1991 a proposta do "Ano 2000 sem miséria". Jesus não havia dito apenas que os pobres estavam com fome. Ele mesmo tinha fome... tinha sede... estava nu... Portanto, quem dá aos pobres ajuda ao próprio Cristo.
Dom Helder queria que todos participassem: governos, igrejas, movimentos, religiosos e leigos, ONGs... Todos receberam seu convite de engajamento. Estava convencido de que, com a participação da sociedade e abertura dos poderes constituidos, conseguir-se-ia mudar muita coisa. Desta forma, o "Ano 2000 sem miséria" seria um estímulo, uma crença de que o homem, quando quer, consegue.
Infelizmente, o mundo não chegou ao ano 2000 com Dom Helder (ele faleceu em 27.08.1999), nem "sem miséria". Mas a mensagem profética de Dom Helder ecoou em muitos lugares e em muitos corações. Outras vozes juntaram-se à dele. O sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) queria um Brasil sem fome e com mais vida, o que levou a Natais sem fome e a muitas outras iniciativas. Hoje o flagelo da fome já aflorou na consciência do mundo político. A exemplo de Dom Helder, cristãos e não-cristãos conscientes saem às ruas para levar comida e atenção aos pobres. Conforme se relata, Dom Helder não conseguia dormir, nem comer enquanto alguém batesse à sua porta precisando dele. Mas sua esmola não era para humilhar. Queria que sua ajuda desse esperança de tempos melhores a quem dela necessitava. Lutava por dignidade de vida para todos os filhos e filhas de Deus. Bela herança de Dom Helder! Oxalá cada vez mais esta herança continue frutificando.
________________________________________