Salvação para Todos
PALAVRAS DE VIDA
Pr. Serafim Isidoro.
A SALVAÇÃO OFERECIDA A TODOS
"E todo aquele que vive e crê em mim tem a vida eterna" Jo.11.26.
Indubitavelmente, escriturísticamente, de Israel é dito como sendo "o povo de Deus". Tal nação teve seu inicio em Abraão, dezenove séculos antes do Cristo, passando pelos patriarcas Isac, Jacó e José, estabelecendo-se como reinado em Saul, Davi e Salomão, já no primeiro milenio que antecedeu a era cristã.
Desobediência às leis estabelecidas em Moisés foi sempre tônica na história desse povo, que se tornou transgressor das ordens de um Deus que é santo, exigente e que chega a denominar-se ciumento - Ex. 20.5. No global propósito de Deus - Boulê - haveria, entretanto, uma porta de entrada no plano salvivico para as demais nações. Não seria justo que apenas uma nação entre as muitas fosse beneficiada discriminatoriamente por aquele Deus que é Justo, Santo e Bom. Jesus é essa porta. Disse Ele: "Quem entrar por mim, salvar-se-á".
O Messias, personagem teologicamente interpretado, citado direta ou indiretamente pelos profetas, de maneira simbólica aos mais espirituais, seria oferecido como o Remidor, aquele que pagaria o devido preço de resgate pela salvação eterna por todos os que O recebessem, independentemente de raça, nação ou língua. As nações não israelitas são denominadas pelos termos: gentios, gentes, ethnes, o que deixa transparecer uma posição inferior em relação à nação eleita, Israel.
No que tange, então, a uma bênção eterna, só Israel arrogava o privilégio, corroborado depois pelo Mestre quando interpelado por uma gentílica siro-fenìcia: "Não posso tirar o pão dos filhos para dá-lo aos cachorrinhos" - (modo de expressão comum, mas sem ofensa, usado naquela época).
Declaram as Escrituras que Israel é o povo eleito por Deus e que um dia ainda será "a cabeça das nações". Entretanto, o ministério do Messias, Jesus de Nazaré, deu uma guinada de cento e oitenta graus na última semana de Sua vida terrestre quando tendo chorado sobre Jerusalém por causa da repulsa do seu povo à Sua pessoa e a salvação que ela implica: "Ah, se tu soubesses ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas isto está agora encoberto aos teus olhos..."
Chegara o momento da última chance aos israelitas. Rechaçar ao Messias significava a perdição deles de modo individual e como nação. Temporariamente eles também seriam por Deus abandonados. Paulo, apóstolo, escreve que Deus não abandonou o Seu povo. Israel apenas ficou colocado em posição secundária, de espera, para um futuro que ainda será glorioso para seus remanescentes. Quando trata deste assunto na carta aos romanos, o apóstolo afirma que os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Muitos anos ainda virão até que a promessa de domínio de Israel sobre o mundo se cumpra. Jesus será Rei sobre toda a terra, no denominado Milênio, conforme especifica o livro Apocalípse. De Israel sairá o Seu reinado. Em Jerusalém estará o Seu trono. Jesus, em glória, ainda voltará a esta terra. As demais nações reverenciarão o culto israelita, então recuperado e tendo o Senhor assentado no tão glorioso trono do passado, o trono de Davi.
Mas, a partir daquele lamento profundo - eklausen - o Mestre recebeu a certos gregos que desejavam vê-Lo e estar com Ele. Mais tarde, agora ressurecto, determina a Seus aprendizes - mathetes - a irem e pregarem o evangelho a toda criatura, às ethnes, aos gentios, a mim e a ti. Sua ordem é cumprida na sucessão de cada geração dos que Nele crêem. Hoje o Evangelho está sendo pregado às mais diversas nações do mundo. Embora o islamismo ainda seja a mais numerosa religião, no cristianismo continuamos a pregar.
O que Israel não pôde fazer por causa da sua rejeição ao Cristo, Jesus de Nazaré, nós gentios como Silas, Tito, Tércio e outros personagens da Nova Aliança que creram em Jesus através de Paulo apostolo das gentes, pregamos a Cristo e este o crucificado. A rejeição de Israel propiciou-nos a entrada no plano e no reino de Deus. Todo aquele, gentio ou não, que invocar o Nome do Senhor Jesus, será salvo.
Só Jesus.
_____________________________________
O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D .D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê : serafimprdr@ig.com.br