ESSÊNCIA e EXISTÊNCIA . O que é isso???
Quando eu cursava a Universidade ( já sou licenciada ,agora), entre as maravilhosas coisas e entre os grandes Filósofos , eu aprendi o que o filósofo grego Aristóteles que viveu no séc. 4 a. C , aprego -
ava : a essência é aquilo que define ou fornece as características fundamentais de um ser. Dito de um outro modo : a essência é o que faz com que umq coisa seja o que é e não outra coisa qualquer.
É bom saber que da essência não fazem parte qualidades acidentais . De modo nenhum ! Por exemplo o fato de lapis ser azul
ou amarelo , pequeno ou grande , caro ou barato , não faz parte da sua essência . O fato de ser um instrumento usado para escrever , ter a ponta de grafite e de um formato que se adapta à mão é que dita a essência do lapis .
Vamos ver isso e como acontece no ser humano ??? Vou falar conforme a corrente aristotélica e para e para dar uma outra pitdinha filosófica , vou acrescentar o existencialismo de Sartre . Para muitos pensadores aristotélicos ( veja , eu não sou uma pensadora aristotélica . Eu estudei e, muito, os pensadores aristotélicos e li , cara -cara suas obras originais . Li e estudei... não basta apenas ler , assuntos tão complexos ) , o homem tem uma essência - animal raci-onal - que pertence a toda a humanidade e pode ou não ter existência individual.
Já os existencialistas ( pulei de Aristóteles para Sartre ) afir -mam que a essência humana não existe nas idéias nem é dada gratuitamente ao homem. A essência humana é construída por cada um de nós no próprio existir. por exemplo :
Quando penso em minha vida , vejo que há mil direções para se seguir. À medida que vou existindo , decido-me por um caminho .
Ando nele . Com meu caminhar abro uma trilha . Sou como o trator , que faz seu caminho enquanto avança , mais do que o automóvel que só corre por estradas feitas por outros.
O homem é um ser apenas possível. Existe à medida que transforma esse possível em real. Esta pasagem do possível para o real é a vida . E mais que a passagem , é o modo como o faz.
"_ Que profissão seguir nesta sociedade tão complicada"
Os pais, geralmente , pressionam para proffissões rentáveis e que deem nome e status. Suponhamos que a pessoa vibre com arte e música. Acha que tem compromissos para fazer desta sociedade , louca e injusta, algo mais humano. Mas isso não dá dinheiro e nem aprovação dentro da "boa sociedade" E a pessoa fica a pensar : Como sobreviver dignamente e ser coerente com o que sinto e penso ?
Tenho a impressão , para não dizer certeza , que essas questões apareceram ou ainda aparecem na vida das pessoas . Principalmente para os jovens. Depois de muitos estudos, muito pensar , podemos chegar a : mais importante que a profissão escolhida é a maneira como cada um escolhe vivê-la . Essa maneira pode aparecer no empenho com que se prepara para exercer essa profissão. Não importa a dimensão. Pode ser de arte e beleza ou no conteúdo político , sociológico , etc... que pretende-se dar a ela . O mundo da justiça ou da verdade , da liberdade ou democracia , quem vai construir na profissão escolhida é cada uma das pessoas . Todos teem o poder de escolher livremente o modo de ser profissional.
Segundo Sartre esse é o modo de escolha do projeto profissional , que também se aplica à destinação de um significado para a vida toda. Mas este existir ,escolhido e criado - ou a passagem do possível à realidade- é feito usando-se a liberdade. Está na mão de cada um E é um privilégio.
Idto não quer dizer que todos vão ter uma existência autêntica só pelo fato de serem, seres humanos . Ser autêntico é
sempre buscar a identidade entre os valores de cada um e a sua atividade : é fazer aquilo que se acredita.
É no processo livre de escolha , a cada dia , da essência de cada um , que constrói-se a ess^ncia humana . Escolhe-se a essência de acordo com o personagem que cada um pretende ser.
OBS : texto baseado na filosofia Sartriana. É um estudo . Não é texto imposto e NÃO CORRESPONDE AO MEU MODO DE PENSAR. É o pensamento de Jean Sartre , ateu e existencialista .
CALLENA, 2009.