“AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS"
“AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E O REFLEXO PARA A ECONOMIA DA CIDADE”
Welinton dos Santos é economista
A cidade de São José dos Campos, em outubro de 2009, passa por um momento muito delicado, com mais de 14 mil desempregados, o aumento da inadimplência está aumentando de forma acelerada.
São José dos Campos ainda não se recuperou da crise econômica internacional, porque 70,52% da base econômica são industriais, sendo em grande parte exportadora, justamente o seguimento mais afetado pelo cenário econômico internacional. Como é um grande gerador de emprego, há uma projeção de que pelo menos 14.131 pessoas estejam desempregadas no município segundo dados do CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego, dentro da média nacional de 8,5% da população economicamente ativa.
Além do volume de desempregados, como a demissão em massa da Embraer, várias outras empresas demitiram em 2009 motivadas pela crise internacional, até profissões simples como de açougueiro, frentista, carregador e vendedor foram afetadas como reflexo da queda das vendas do varejo em São José dos Campos.
Uma das causas do aumento da inadimplência em São José dos Campos é o desemprego, mas existem outras que provocaram o aumento dos inscritos no SCPC da cidade, dentre eles:
• Facilidade do crédito;
• Falta de planejamento financeiro;
• A diminuição dos salários, provocados por diminuição das horas-extras e bônus, ou pela troca de serviço por um vencimento menor;
• Descontrole do uso do cartão de crédito;
• Falta de reserva para gastos não previstos, como a própria manutenção de veículos, dentre outros.
Já são 142.000 registros para uma cidade com população estimada de 595 mil pessoas segundo o IBGE, se imaginarmos que são 204 mil pessoas que fazem parte da população economicamente ativa, o número assusta. O débito total registrado no SCPC é de R$ 313 milhões, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos, com aumento no número de registros na ordem de 34,2% e de valores financeiros de 9,26% superior ao mesmo valor registrado no período de 2008. A diferença financeira da inadimplência a maior em 2009 representa em números reais o fechamento de 400 oportunidades de novos empregos somente no comércio varejista de São José dos Campos.
A realidade desta cidade paulista não é diferente do que pode acontecer em qualquer parte do país, portanto, administração de um município requer a busca constante de soluções de empregabilidade, de logística operacional de atendimento a suportes técnicos, administrativos e assistenciais, para amenizar problemas sociais locais.