Construindo saberes

Entre os livros que herdei de minha irmã constava um de Paulo Freire e, eu não posso falar dele sem citar o meu grande amigo José Renato Polli.
Dia desses, estivemos na UniAnchieta para a realização de uma palestra sobre a vida e obra do grande filósofo e pensador Paulo Freire. Era uma turma de Letras e Pedagogia formada apenas por mulheres que, após pesquisarem sobre o tema proposto, chamaram o mestre Polli para a sua explanação.
O que me surpreendeu e sempre irá me entusiasmar é a iniciativa de alguns professores, como Lígia, de se levar para dentro da sala de aula, escritores e profissionais que possam transmitir aos alunos suas experiências acumuladas durante anos e anos.
Polli dá um show quando fala de Paulo Freire e é a sua versatilidade como educador, que mescla erudição e conhecimento, aliado à sua experiência como professor e ser humano que torna a palestra especial. Paulo Freire é visto pelos olhos de alguém que admira sua obra e seus ideais.
Com estas palestras pretendemos construir saberes nas mentes dos alunos para que, ao longo de suas vidas, ideias brotem espontaneamente. O contato com o escritor e sua obra é algo de grande valia, pois vínculos são criados, confiança é transmitida e o trabalho da editora é visto com maior respeito.
E é isso que também idealizamos com nossas antologias de professores: seriedade e aprendizagem. Queremos transmitir situações que marcaram a vida dos educadores e que possam servir de exemplo para as gerações futuras.
Acredito que Construindo Saberes é muito mais do que um livro. É uma mensagem de otimismo e credibilidade. E quem ganha com tudo isso são os professores e os alunos. E a educação, agradece.

Márcio Martelli
Escritor, Editor de livros e dublê de educador