REDUNDÂNCIA E PERTINÊNCIA

Acho profundamente interessante a maneira como as opiniões e dizeres redundam na sociedade humana. Nós somos assim mesmo. Achamos que devemos opinar sobre algo e o fazemos, tendo ou não nos aprofundado no assunto em questão. No entanto existem aqueles que dentre nós são capazes de só se expressar com propriedade e conhecimento de causa.

É assim que lamento o avaliar de pessoas sobre as questões bíblicas, sem que ao menos tenham lido o seu texto ou se aprofundado no seu contexto histórico real, desprovidos de pré-conceitos. Apenas praticando o hábito da redundância, ou seja, o de repetir a opinião de outros que se julgam conhecedores sem o exame pessoal, sem uma investigação própria.

Alguns pensam que a Bíblia não resistiria ao exame sério da literatura que encontramos ali, mas o próprio Senhor Jesus insistiu em seu exame, na profunda análise das Escrituras Sagradas. Encontramos isto em João 5.39,onde se lê “ examinai as escrituras porque são elas que testificam de mim...”.

O texto Sagrado é para ser lido, examinado, estudado, experimentado. Sua historicidade é verificável, sua geografia é exata, a harmonia dos relatos históricos relacionados às épocas, gestores nacionais, influências externas, exaltação e descenso de reinos, perfeitamente passíveis de constatação.

Estamos em 2009 e há povos que não existem mais,línguas que perderam o seu efeito de interação, culturas relegadas aos museus, estilos de linguagem e posturas econômicas que se desfizeram como névoa nos horizontes da sociedade humana; o elo perdido permanece oculto entre as árvores do jardim e a evolução ainda carece de comprovação científica integral. Somos a geração do fast food, do descartável, dos shoppings, on line em todos os níveis humanos possíveis e ao mesmo tempo temos diante de nós os comportamentos primevos e básicos demais para um ser que se gaba evoluído.

Enquanto isso, achamos que sabemos muito, apenas não sabemos o que fazer com dados como estes:

Lucas 17:30-34 "Assim será NO DIA em que o Filho do homem se há de manifestar... NAQUELE DIA... vos digo, NAQUELA NOITE..." Ninguém nos dias de Lucas pensou que poderia existir dia e noite ao mesmo tempo! Eles pensavam que a terra era plana! Lucas foi escrito em torno do ano 65 d.C. Como sabia Lucas de algo que os cientistas não souberam até o século 16?

Isaías 40:22 "Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO DA TERRA”. Como, no ano 700 a.C., sabia Isaías que a terra era redonda? Os cientistas dos dias de Isaías pensavam que a terra era plana. Não descobriram que a terra era redonda até o princípio dos anos 1500, quando Magalhães navegou ao redor do mundo. Como é que Isaías sabia de algo mais de 2000 anos antes da ciência?

Jó 26:7 "... e suspende a terra sobre O NADA”. Jó é o mais antigo livro na Bíblia! Foi escrito há mais de 3500 anos atrás! Como é que Jó soube de algo que era IMPOSSÍVEL saber durante os seus dias?

Nos próximos artigos continuaremos a falar sobre a Bíblia e sua relevância para as nossas vidas e histórias pessoais, mas se resolvermos redundar, faremos isto com propriedade, simplicidade e sinceridade, porque em termos de fé, a Palavra de Deus expressa na Bíblia é assunto vital.