SE VOCÊ FOR AO CEARÁ...

Comece por Fortaleza. Eu e meu marido ficamos hospedados no Avenida Praia hotel, na Avenida Monsenhor Tabosa, só para dormir e tomar café da manhã, preço bem em conta. A Avenida Monsenhor Tabosa é uma rua para consumo, principalmente roupas e calçados. Não deixe de visitar o Mercado Municipal, a Feira Noturna da Avenida Beira-Mar, a Emcetur. Nesses lugares o artesanato, as rendas, os bordados são de encher os olhos e esvaziar os bolsos...

A Avenida Beira-Mar é linda, de noite e de dia, não perde para nenhuma outra do Nordeste. Logo que termina a Avenida Beira-Mar tem a Praia do Mucuripe, com um visual lindíssimo, mas não é boa para banho. É lá que ficam os boxes dos pescadores, onde você pode comprar lagosta, se for época de pesca desse crustáceo. Compre camarões com a cabeça (são frescos) e leve até a Barraca da Ana, bem num cantinho da praia, lá ela faz os camarões ao bafo. Aí passa alguém vendendo limão, água de coco e você curte o visual acompanhado de uma boa cerveja gelada. Se você gosta de caranguejo, há duas opções: a Barraca do Havaí e a do Chico, na Praia do Futuro, as duas ficam lado a lado. O que diferencia uma da outra são os shows na Barraca do Chico. Se além de uma boa caranguejada, você aprecia peixe, vá à Peixada do Alfredo, não há melhor em toda Fortaleza. Bem ao lado tem uma sorveteria com mais de 100 sabores de sorvete. Experimente o sabor tapioca. Para experimentar todos, tem de ficar um mês...

Não deixe de visitar o Centro Cultural Dragão do Mar. Além das artes plásticas, há uma excelente praça de alimentação, bares com música ao vivo. Experimente as comidas típicas, como por exemplo o feijão verde com carne de sol. Não deixe de saborear a paçoca de carne de sol. Visite ainda a Praça do Ferreira e o Teatro José de Alencar. À noite, Praia de Iracema, no sentido oposto à Praia do Mucuripe. É lá que se concentra o agito, bares com música ao vivo, restaurantes típicos, muita gente bonita. Ah! Não deixe de visitar a Ponte Metálica e assistir o pôr-do-sol. É o mais lindo que eu já vi.

Ainda em Fortaleza, algumas praias são imperdíveis: a praia onde fica o Croco Beach, ótima para banho, com gente bonita, bom serviço, cadeiras e guarda-sóis grátis na praia, um bom restaurante com música ao vivo; a Praia da Caça e Pesca, boa para tomar banho, serviço mais simples. De lá você atravessa de barco para uma prainha chamada Sabiugaba, para saborear ostras e camarões, num barzinho bem rústico, mas muito gostoso. Outras praias, como a do Náutico, Diários, Iracema, valem pelo visual, já estão poluídas e algumas delas já tomadas pelo mar.

Fora de Fortaleza existem praias bonitas, com boa estrutura, artesanato, dunas... Icaraí e Cumbuco ficam perto uma da outra. Vale a pena conhecer. De lá, você pode chegar até a Lagoa do Banana, o banho é uma delícia! Um pouco mais longe, mas com boas estradas, você tem a Praia das Fontes, com falésias e fontes naturais. Linda! Imperdível é a Praia do Uruaú, principalmente se você for à Lagoa do Uruaú, através das dunas, de buggy ou de caminhonete 4 x4. A lagoa é maravilhosa para um bom banho.

Muito bonitas, com um mar azul de encher os olhos, são as praias que ficam na região de Pecém, como Flexeiras, Guagirú e a Lagoa de Mundaú. É uma região linda. Se você for a Paracurú, que é uma praia muito bonita, escolha com cuidado onde vai comer. Prefira um restaurante.

Visitamos a famosa Praia de Canoa Quebrada. É longe, preços caríssimos e ainda chegamos com muita chuva e tempestade de areia. É bonita, mas prefira Jericoacara, se o bolso permitir.

Por fim, conhecemos as Praias de Taíba, Aquiraz e Marjolândia. Passamos 20 dias, com um carro alugado, tomando muita água mineral e água de coco, passando muito protetor solar e chegando no hotel só para dormir. Mas valeu a pena!