Coisas do oito - Adalberto Nascimento

-

Escrever o algarismo oito é prazeroso. Ou era, já que ninguém mais escreve nada - só digita. Poucos ainda curtem a agradável sensação de uma construção gráfica feita com lápis ou caneta. E, no caso do oito, é algo que chega até ser sensual - só curvas. Tente fazê-lo espacialmente, com um movimento manual. Mas antes se certifique de que ninguém está por perto para você não ser julgado maluco. Esse movimento, em termos automobilísticos, é como percorrer um “duplo S do Senna”.

E vejam como as coisas se relacionam. O oito já foi um S, o que gerava muita confusão pela semelhança com o cinco. Os árabes resolveram esse problema ligando as duas pontas do S com uma reta. Depois os europeus arredondaram aquela grafia árabe e o oito acabou ficando com a configuração atual, como a de um S grudado a outro especular. Ficou, digamos, mais “fofinho”.

Uma curva contínua, com o jeitão de um oito deitado, tem o estranho nome de “leminiscata”. Essa designação advém do termo latino “lemniscate”, adotado pelo genial matemático Daniel Bernouilli (1700-1782) para a “curva elástica” que, dependendo das equações utilizadas, assumia configurações semelhantes ao de um oito. Mas essa é uma história para os “sim-matemáticos”.

O símbolo adotado para representar o infinito é, portanto, “uma leminiscata”. E ele não deixa de ser uma espécie de oito no qual os círculos achatados ficam com jeitão de elipses. Talvez as elipses nada mais sejam do que círculos preguiçosos - não conseguem manter a forma perfeita. Ou, do ponto de vista “eliptista”, os círculos é que, por não fecharem a boca, ficam redondinhos.

Infinito vem do latim “infinitus”, que significa “sem fim, interminável”. E aquele oito deitado hoje poderia também simbolizar a infinita paciência dos brasileiros honestos em suportar, há séculos, tanta bandalheira. A leminiscata brasileira...

Já os antigos hindus tinham uma forma poética de interpretar o infinito. Para eles era a “quantidade de pingos de uma chuva caindo sem parar durante dez mil anos sobre todos os mundos”. O conceito de infinito é bastante complexo. Fernando Pessoa, o grande poeta português, dizia: “nem a nós encontramos no infinito”.

Voltando ao oito, um polígono de oito lados é chamado de octógono. É uma figura simpática. Depois de muitas pesquisas, ele foi adotado para conter o “STOP” nos sinais de trânsito. E por “simiologia” contém o nosso “PARE”, sinal que nem sempre é visto ou obedecido por muitos dos nossos “símios condutores” de veículos. Sinceramente, acho que a maioria das pessoas nem se dá conta de que as placas “PARE” têm a forma octogonal. E esse “octo” é muito antigo. O nosso mês de outubro, por exemplo, também está relacionado a ele - era o oitavo mês do primitivo calendário romano, cujo ano continha apenas dez meses.

O octaedro, poliedro composto de oito faces de triângulos eqüiláteros, é um dos cinco sólidos regulares ou “platônicos”. Os outros são: o tetraedro, semelhante a uma pirâmide, com quatro faces triangulares; o cubo, com seis faces quadradas; o dodecaedro, com doze faces pentagonais; e o icosaedro, com vinte faces triangulares. Na nossa infância eram comuns cofrinhos na forma de dodecaedros. Nunca consegui encher um cofrinho e, volta e meia, usava uma faca na fenda para escorregar para fora a “fortuna” de moedas nele depositadas.

O oito também está associado a vários significados religiosos e místicos. No islamismo, por exemplo, existem sete infernos e oito paraísos, indicando uma certa generosidade divina. No cristianismo, a ressurreição de Cristo ocorreu no oitavo dia da Paixão. No judaísmo, a circuncisão é realizada no oitavo dia depois do nascimento de uma criança do sexo masculino. O termo circuncisão deriva da junção de duas palavras latinas, “circum e cisione”, e significa literalmente "cortar ao redor", para, segundo consta, celebrar uma espécie de pacto entre Deus e Abraão. E são os meninos que “pagam o pacto”.

Para os esotéricos o oito, por conter as direções cardeais e as intermediárias (a rosa-dos-ventos), é um número cósmico. E muitas cruzes da tradição ocidental têm estruturas baseadas no oito - cruzes druídicas, de Malta, templárias, etc.

O oito também tem seu lado asiático. São oito os princípios básicos do Confucionismo e sessenta e quatro (oito vezes oito) as configurações (hexagramas) do I Ching no Livro das Mutações, texto milenar chinês. Muitos acreditam que os tais hexagramas propiciam previsões para o futuro.

O oito (“ba”) é o número da sorte para os chineses. Dizem que recentemente um milionário chinês comprou o celular 8888.8888 por algumas centenas de milhares de dólares.

E, evidenciando a sua importância para os chineses, os últimos jogos olímpicos (na China) tiveram início às 8 horas e 8 minutos do dia 8 de agosto de 2008 (8/8/08) - “ba, ba, ba, ba, ba...”.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 04/10/2009
Código do texto: T1847143