Muito trabalho até 2014 e 2016
Ontem o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos jogos Olímpicos de 2016. Como brasileiro eu gostei da escolha, será uma ótima oportunidade tanto profissional (já que estarei formado como jornalista até lá) e pessoal poder acompanhar uma olimpíadas aqui no Brasil. Não podemos esquecer também que haverá uma Copa do Mundo aqui em 2014, dois anos antes das olimpíadas. Melhor ainda pra mim. Tomara que eu consiga trabalhar nos dois eventos.
Bom, mas não é sobre minhas metas este texto, e sim sobre o que terá que acontecer até lá. Como 2009 já está no fim, são praticamente quatro anos até a Copa. Muita coisa deve acontecer por aqui. Até porque se não acontecer nenhuma melhoria o Brasil pode perder o direito de realizar o evento. E com certeza essa é questão que nem passa pela cabeça dos brasileiro, fanáticos por futebol. Como a Copa será realizada em todas as regiões do país, não serão as apenas as grandes metrópoles que serão "arrumadas". Transporte, segurança, hotéis, limpeza, organização, hospitais, entretenimento, e vários itens a mais serão vistos cuidadosamente. Vamos receber diversas pessoas de diversos lugares que virão por diversos motivos diferentes. Trabalhar, acompanhar, participar e por aí vai. Vai ser a melhor oportunidade para o outros países poderem ver que o Brasil está melhorando. Sim, porque já está melhorando. Não sejamos hipócritas apenas de reclamar, admitir que o Brasil está sim melhorando é importante. Mas ainda não é o ideal. E isso tudo que estou descrevendo terá que continuar a acontecer nas Olimpíadas do RJ. Não pensem que temos que aceitar as melhorias só por causa desses dois eventos no Brasil. Elas têm que acontecer e servir para uso dos cidadãos antes, durante e depois.
Outro fator que estou curioso para ver é como será a nossa recepção com os estrangeiros que virão para cá. Nunca fui em nenhum outro país, mas sempre que acontece Copa ou Olimpíadas vemos que a hospitalidade e recepção do país-sede é muito boa. Pelo menos eu nunca vi uma notícia que mostrasse outro ponto de vista. Por natureza o brasileiro é um povo bem receptivo e afetivo (até demais, rs) e todos serão bem-vindos. Pelo menos da minha parte.
Bom é isso, Senhores e Senhoras autoridades vamos ao trabalho, já podemos dar uma pausa nas festas e começar a pensar, planejar e executar tudo o que for preciso. Vocês não querem decepcionar o mundo inteiro né??? Vamos aprender e praticar o inglês, espanhol, italiano, francês, mandarim...afinal não resta tanto tempo assim até lá.