Exposição 'OVO - SÍMBOLO DA VIDA'

Comemorando a festa da Páscoa cristã, a Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí mostra que os ovos de avestruz podem ser utilizados como base para a criação artística. Com 24 ovos de dez artistas da entidade, podem ser vistos ovos decorados com diversas técnicas na Exposição "Ovo - Símbolo da Vida", na Biblioteca Municipal "Prof. Nelson Foot. Os ovos de avestruz foram doados à entidade pela empresa Pé Forte Comércio Ltda. à AAPJ que convidou diversos artistas jundiaienses para criarem suas obras utilizando a casca dessa grande ave. A mostra idealizada pela AAPJ foi exposta no Maxi Shopping de Jundiaí em março de 2005.

A atual exposição, em segunda edição, tem a curadoria do artista plástico Marco Antônio Scarelli, Diretor Cultural da AAPJ, que trouxe essa idéia para Jundiaí e convidou diversos artistas para utilizarem os ovos de avestruz como matéria-prima que resultou em diversas técnicas e mensagens, num bonito conjunto criativo que vale a pena ser visto.

Os 24 ovos que estão na mostra foram idealizados por dez artistas jundiaienses: ALEX ROCH, ABEL OLIVEIRA, CRIZ MONTEZ, EDSON NEGROMANTE, JOÃO BORIN, MARCO ANTÔNIO SCARELLI, MAURÍCIO MORAES, REGINA KALMAN, RODRIGO FUENTES e VERA PALERMO.

Para comemorar a festa da Páscoa cristã, é costume presentear ovos, que simbolizam a vida, relembrando o renascimento de Jesus Cristo, que segundo a Escritura do Novo Testamento, morreu e ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. Em alguns países da Europa surgiu o costume de pintar artesanalmente a casca de ovos , principalmente de galinha e presentear, principalmente as crianças. O costume foi crescendo e foram aparecendo ovos de diversos materiais, jóias e atualmente os mais populares são os ovos de chocolate. Agora pode-se ver também o uso do ovo de avestruz.

A casca de ovos de avestruz, recentemente, tem sido utilizados como base de criatividade em concursos artísticos, para atrair um novo público em consumir esses ovos como alimento.

Sempre inovando o espaço da biblioteca a diretora da Biblioteca Municipal de Jundiaí, a profa. Neizy Camargo convidou a AAPJ para expor também trabalhos em artes plásticas. A prof. Neizy tem feito diversas atividades no espaço da biblioteca, com constantes atividades inovadoras, visando atrair a população para o campo cultural.

__________________________________________________________

A exposição "OVO - SÍMBOLO DA VIDA" está aberta à visitação desde o dia 1 e vai até o dia 15 de abril, 2006, na Biblioteca Municipal de Jundiaí "Prof. Nelson Foot", Complexo Cultural Argos, no bairro Vila Arens, Jundiaí,SP. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Horário: nas segundas a sextas-feiras, das 8h30 às 18 horas e aos sábados das 8h30 às 12 horas.

ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JUNDIAI (AAPJ) - uma entidade que divulga as artes plásticas de Jundiaí.

A Associação dos Artistas Plásticos é uma entidade cultural fundada em 14 de outubro de 1974, sendo de Utilidade Pública municipal. Presidente: Prof. Fernando Drezza. A AAPJ mantém um curso anual, de Desenho e Pintura, com uma orientação em desenho e pintura, com uma orientação personalizada, ou seja, o aluno pode entrar quando quiser e depende do aproveitamento individual do aluno. Os cursos são ministrados uma vez por semana às 2a. e 3as. feiras em dois períodos. Mais informações na sede da entidade.

___________________________________________________________

Regina Kalman - Diretora do Patrimônio da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí - Sede Casa da Cultura de Jundiaí, rua Barão de Jundiaí, 868, sobreloja, centro, Jundiaí, SP - (aapjundiai@yahoo.com.br)

Artigo publicado em 10-04-2006 @ 14:52:16 BRT