Conquanto muitos eventos científicos sejam chamados de Seminário pouco são realmente aqueles que o realizam.
O objetivo de um seminário é o estudo aprofundado de um tema ou de um texto a fim de socializar novos esclarecimentos e apresentar novas e possíveis lacunas ou dificuldades teóricas, além de conclusões efetuadas por um pesquisador ou grupo de pesquisadores; a orientação de um docente é fundamental para o encaminhamento do seminário a fim de que trabalhos individuais sejam submetidos à apreciação do grupo de seminaristas.
O objetivo de um Seminário JAMAIS é submeter um grupo de pessoas à condição de ouvintes de palestras; discussões e debates disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares são a base do Seminário.
Quando o seminário é de textos, o texto ou os textos anteriormente trabalhado (s) por um pesquisador ou grupo de pesquisadores é enviado (ou são enviados) anteriormente para os seminaristas: se não for enviado o texto integral, pelo menos e fundamentalmente um texto-roteiro deverá ser enviado contendo o roteiro da discussão, possíveis informações subsidiárias, tanto quanto informações bibliográficas.
No Seminário, o apresentador expõe as idéias principais, as idéias centrais e as idéias acessórias do texto a ser discutido para, em seguida, discutir e problematizar as idéias apresentadas; daí, então, é aberta a discussão entre todos os participantes do seminário.
Não havendo a participação de todos os seminaristas, a função do seminário não é cumprida: para que isto aconteça, todos deverão estudar, com antecedência, os textos ou seus roteiros.
Para haver a participação de todos na discussão, um seminário não poderá ter um grande número de pessoas.
No seminário de temas, o seminarista escolhe um repertório de dimensões ou aspectos de um determinado tema.
Repetindo: tanto com referência a textos ou temas só existirá seminário se os participantes não forem reduzidos a ouvintes de palestras.
A avaliação do seminário é a extensão e a profundidade das discussões efetuadas com a contribuição de todos os participantes: se isto não for possível, outro tipo de evento ou de técnica didática deve ser escolhido.
Um sumário de Roteiro de Realização:
-Planejamento (programação dos textos ou temas a serem discutidos e dos grupos de estudo a serem formados);
-Desenvolvimento (preparação, leitura, esquema, esclarecimento, contextualização dos textos ou temas a serem apresentados para discussão);
-Envio dos textos ou roteiros para os seminaristas, com razoável antecedência para estudo. No caso de um texto-roteiro, o mesmo conterá: apresentação do tema do Seminário; diagrama do texto ou do tema focalizando o que existe de essencial sobre o mesmo; contextualização do texto ou tema no conjunto da obra do autor (quando for um texto) ou no conjunto de conhecimentos já investigados (quando for um tema); esquema das idéias principais, centrais e acessórias; problematizar o texto para promover o debate (as questões problematizadas deverão ser apresentadas posteriormente aos seminaristas com o objetivo de aprofundar o processo de discussão); no final do texto-roteiro deve ser apresentada a bibliografia utilizada pelo seminarista.
Ao final do seminário, o seminarista ou o grupo responsável por apresentar o texto (os textos) ou o tema deve oferecer uma síntese de todas as discussões promovidas e concluir o debate.
Todos deverão avaliar a realização do Seminário quanto aos objetivos alcançados, a participação, o texto-roteiro ou o tema apresentado e discutido, a preparação e a realização do evento.
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REFERÊNCIA RECOMENDADA
-GOMES, Paulo de Tarso; POZZEBON, Paulo Moacir Godoy. Técnicas de dinâmica de grupo. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de, organizadora. Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus. 1989;129-135
-PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Seminário. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de, organizadora. Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus. 1989;135-145
O objetivo de um seminário é o estudo aprofundado de um tema ou de um texto a fim de socializar novos esclarecimentos e apresentar novas e possíveis lacunas ou dificuldades teóricas, além de conclusões efetuadas por um pesquisador ou grupo de pesquisadores; a orientação de um docente é fundamental para o encaminhamento do seminário a fim de que trabalhos individuais sejam submetidos à apreciação do grupo de seminaristas.
O objetivo de um Seminário JAMAIS é submeter um grupo de pessoas à condição de ouvintes de palestras; discussões e debates disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares são a base do Seminário.
Quando o seminário é de textos, o texto ou os textos anteriormente trabalhado (s) por um pesquisador ou grupo de pesquisadores é enviado (ou são enviados) anteriormente para os seminaristas: se não for enviado o texto integral, pelo menos e fundamentalmente um texto-roteiro deverá ser enviado contendo o roteiro da discussão, possíveis informações subsidiárias, tanto quanto informações bibliográficas.
No Seminário, o apresentador expõe as idéias principais, as idéias centrais e as idéias acessórias do texto a ser discutido para, em seguida, discutir e problematizar as idéias apresentadas; daí, então, é aberta a discussão entre todos os participantes do seminário.
Não havendo a participação de todos os seminaristas, a função do seminário não é cumprida: para que isto aconteça, todos deverão estudar, com antecedência, os textos ou seus roteiros.
Para haver a participação de todos na discussão, um seminário não poderá ter um grande número de pessoas.
No seminário de temas, o seminarista escolhe um repertório de dimensões ou aspectos de um determinado tema.
Repetindo: tanto com referência a textos ou temas só existirá seminário se os participantes não forem reduzidos a ouvintes de palestras.
A avaliação do seminário é a extensão e a profundidade das discussões efetuadas com a contribuição de todos os participantes: se isto não for possível, outro tipo de evento ou de técnica didática deve ser escolhido.
Um sumário de Roteiro de Realização:
-Planejamento (programação dos textos ou temas a serem discutidos e dos grupos de estudo a serem formados);
-Desenvolvimento (preparação, leitura, esquema, esclarecimento, contextualização dos textos ou temas a serem apresentados para discussão);
-Envio dos textos ou roteiros para os seminaristas, com razoável antecedência para estudo. No caso de um texto-roteiro, o mesmo conterá: apresentação do tema do Seminário; diagrama do texto ou do tema focalizando o que existe de essencial sobre o mesmo; contextualização do texto ou tema no conjunto da obra do autor (quando for um texto) ou no conjunto de conhecimentos já investigados (quando for um tema); esquema das idéias principais, centrais e acessórias; problematizar o texto para promover o debate (as questões problematizadas deverão ser apresentadas posteriormente aos seminaristas com o objetivo de aprofundar o processo de discussão); no final do texto-roteiro deve ser apresentada a bibliografia utilizada pelo seminarista.
Ao final do seminário, o seminarista ou o grupo responsável por apresentar o texto (os textos) ou o tema deve oferecer uma síntese de todas as discussões promovidas e concluir o debate.
Todos deverão avaliar a realização do Seminário quanto aos objetivos alcançados, a participação, o texto-roteiro ou o tema apresentado e discutido, a preparação e a realização do evento.
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REFERÊNCIA RECOMENDADA
-GOMES, Paulo de Tarso; POZZEBON, Paulo Moacir Godoy. Técnicas de dinâmica de grupo. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de, organizadora. Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus. 1989;129-135
-PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Seminário. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de, organizadora. Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. São Paulo: Papirus. 1989;135-145