QUESTO MALEDETTO IMBROGLIO!
“Leitor, suponha que você seja um idiota.Aliás,suponha que você seja um membro do Congresso.
Raios, estou me repetindo!
(Mark Twain, -1835/1910- escritor americano)
Sempre fui de opinião que a gente não se devia meter na vida dos outros.Pessoas e povos sabem como cuidar de si mesmos e dos seus interesses sem necessidade de intervenções ou conselhos.
De repente,em junho,acordamos com um golpe militar em Honduras,república bananeira da América Central, da qual , tenho certeza que alguns brasileiros nunca ouviram falar.
Feudo de grandes corporações americanas, cujos interesses econômicos são imensos naquele pobre país,(como aliás, na época,escrevi,condenando o golpe,)num átimo,velhos fantasmas da nossa América Latina ressuscitaram,assustando todo o Continente que parecia já estar bem inserido no século XXI,longe deste que eu chamo “fadário” da América Latina, dentre os quais,o pior é o golpe militar.
Mas, o que me preocupa e quero mesmo abordar é a situação do Brasil,de repente atirado no olho do furacão ,quando o folclórico Zelaya resolve pedir abrigo à Embaixada Brasileira,no seu país.
Se voltasse e logo fosse readmitido no seu posto de presidente, tudo bem!
Mas,o “embrulho” continua,nem preciso contar pois, todos estão a par do impasse naquele país caribenho.E,o pior,o Brasil metido nisto até o pescoço,mais perdido que cego em tiroteio.
Nossa Embaixada, território brasileiro,vê-se cercada
pela polícia e pelo exército que dá sustentação aos golpistas,teve água ,luz e telefones,cortados,coisa nunca vista desde que o mundo diplomático foi criado.
E,agora,o marionete metido a presidente,dá um ultimatum ao maior país da América Latina,que tem um governo democraticamente constituído,pedindo uma solução para o “caso Zelaya”,ou...
Gostaria de saber o que esse “ou...”,significa.
Pois é ,temos um rato que ruge!
Particularmente não gosto do Zelaya.Eu o acho uma figura folclórica,populista e desastrosa.Como uma laia (perdoem-me o trocadilho)de ditadores com os quais convivemos nesta parte do mundo.
Mas,se foi eleito pelo seu povo,fazer o que?
A manutenção dos direitos democráticos é que deveria ser cláusula pétrea em todos os países do mundo.