Filosofia : Dropes 1- Coisas de criança / Dropes 2 - O Motor.
Quem conta é Eduardo Galeano : Dropes 1
Janto com Nicole e Adoum.
Nicole fala de um escultor que ela conhece homem de muito talento e fana. O escultor trabalha num estúdio imenso, rodeado de crianças, As crianças do bairro são suas amigas.
Um belo di a prefeitura encomendou-lhe um grande cavalo para uma prça da cidade. Um caminhão trouxe para o estúdio um bloco gigante de granito. O ESCULTOR começou a trabalhá-lo , em cima de uma escada, a golpes de martelo e cinzel . As crianças observavam.
Então as crianças partiram, de férias, rumo ás montanhas ou ao mar . Quando regressaram , o escultor mostrou-lhes o cavalo terrminado. e uma das crianças, com os olhos muito abertos , perguntou :
__ Mas ...como você sabia que dentro daquela pedra ,
havia um cavalo ???
Comento : Com este maravilhoso texto , pode-se começar uma aula sobre : INTRODUÇÃO À História da ARTE.
:::::::::::::::ooooo000ooooo:::::::::::::::
Santo Tomás - Dropes 2 : DEUS - o Motor Imóvel.
Tudo que está em movimento está movido por outra coisa, e é evidente para os sentidos que algo está , o Sol , por exemplo. Para tanto , o põe em movimento alguma outra coisa que o impulsiona .
Agora bem, aquilo que o move , por sua vez ou é movido ou não o
é. Se não o é , então provamos que devemos por necessidade postular um motor imóvel, ao qual chamamos DEUS. Mas se é por sua vez mexido , o será por outro motor . Portanto, seguimos até o infinito , ou devemos chegar a um motor imóvel. Mas não é possível seguir ao infinito ; logo , é necessário postular um motor imóvel.
###:::###
Comento : Então, aí estão ATO e POTÊNCIA . Pergunto : É , como dizem, que a filosofia é chata ?
Fico por aqui . Callena, setembro de 2009.