Brasil, Um país de todos. Mas, não para todos
Que país é este?
Hoje o país atravessa uma grande crise econômica e isto é fato. Não adianta mascararem com programas de ajuda econômica. Bolsa daqui e bolsa dali. De que adianta o governo tapar o sol com a peneira, distribuindo dinheiro aos pobres miseráveis, sabe-se lá , em troca de que!
Entendo que o necessário seria qualificar estas pessoas para que elas possam produzir o seu próprio alimento, ou seja, prepará-los tecnicamente, ministrando cursos ensinando uma profissão, para que eles venham no futuro trabalharem e com isto entrar de vez na cadeia produtiva, trazendo mais benefícios para a sua comunidade.
Agora, o que estamos assistindo é um festival de brindes, onde o ganhador fica sempre na expectativa de que no mes seguinte aquilo virá com certeza. Então, com isto não se movimenta para progredir, pois, terá certeza de que terá esta ajuda segura, sempre. Ledo engano, e se no próximo governo esta ajuda acabar? Tudo é possível.
O erro dos governos é manter-se paternalista demais, não dando oportunidades para que os cidadão progridam. Não oferecem meios para que tenham renda própria e se libertem das amarras governamentais.
E o que significam estas amarras? Justamente, elas representam o velho cabresto, pelo qual eles tem o cidadão ligado a troco de uma bagatela insignificante, que mal dá para se alimentar durante o mes.
Resumindo tudo isto, entendo que é preciso dar ao cidadão a vara de pescar e não o peixe já pescado. Cada cidadão tem o direito a ter o seu trabalho e isto significa ser cidadão de verdade.
Abraços
24-09-09
John...!!!