A RELAÇÃO DO CICLO PDCA E O FILME DE PORTA EM PORTA

O filme é baseado na história real de um portador de sérias deficiências físicas, que por conseqüência de uma paralisia cerebral é visto como um deficiente mental pela sociedade.

Através desse relatório, queremos demonstrar que a administração está presente em nossas vidas e mesmo sem a teoria aplicada somos todos administradores, pois nossa vida pessoal e profissional depende da nossa administração. Em sala de aula, tivemos a oportunidade de estudar o ciclo PDCA, que tem fundamental importância nos processos administrativos e nesse relatório faremos uma espécie de relação do ciclo com a história do personagem do filme.

O ciclo PDCA começa pelo planejamento; Bill Porter não se sentia diferente das outras pessoas pela sua deficiência, ele sabia que podia trabalhar e se desenvolver, assim planejou sua carreira, incentivado por sua mãe, que sempre o apoiou estabeleceu uma meta que era ser vendedor. No ciclo PDCA, após o planejamento ocorre à ação ou conjunto de ações planejadas que são executadas; Após planejar a carreira, Bill passou a executar a ação, ou seja, conseguiu o emprego e passou a vender os produtos de porta em porta e mesmo recebendo muitos nãos, não desistiu até conseguir fazer sua primeira venda.

No ciclo, após a etapa de execução checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente, ou seja, cria-se um ciclo, e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução. Após a primeira venda, vieram muitas e muitas e assim ele checou que tudo que estava sendo feito estava de acordo com o que ele tinha planejado, ele não se preocupou em fazer apenas uma única venda, mas sim em manter essa relação comercial ao longo do tempo, tinha estratégias de venda, que facilitavam seu trabalho. Porém, apesar de aprimorar-se como vendedor de porta em porta, Bill não quis buscar atualização, ou seja, não buscou novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia de suas vendas. Isso não tirou os méritos da história de Bill Porter, que apesar de todos os preconceitos e através da sua superação e persistência, acabou recebendo o prêmio de melhor vendedor dos Estados Unidos.

A história de Bill deve ser tida como exemplo para nós administradores. Temos os recursos necessários e nos deixamos abater por pequenas coisas, desenvolver nosso marketing pessoal aliado a nossa vida profissional é de fundamental importância para a nossa realização plena.