JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Participar desse evento foi uma experiência única. Dentro dessa Jornada aconteceu o Encontro de Fiandeiras e Tecelãs do Noroeste de Minas. Conheci mulheres incríveis e suas histórias de vida, histórias vividas ao redor de uma engenhoca de fiar.
Parecia mágica
As mãos calejadas pareciam ter vida própria
Os pés dançando com o pedal de par
O algodão crescendo sem fim
E a linha se fazendo notar
O carretel enchendo e meus olhos ávidos
Captavam cada movimento do tear
Amor pela arte, amor por criar
Maravilhada com o toque sutil
De uma mistura encantada
De mãos, algodão e amor
Registrei assim o que aquelas mulheres construíam diante de uma platéia enamorada e atenta. Fazer parte da Associação de Artesãos me enche de orgulho. Aprendi abraçando, sentindo a energia, tecendo junto com elas uma corrente que nunca terá fim, a amizade.
Celebrar e festejar o Patrimônio Cultural de Minas é, portanto, o objetivo maior da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que, nessa primeira edição, terá como tema a visão consolidada por Aluísio de Magalhães de que “a comunidade é a melhor quardiã de seu patrimônio!”
Agradeço e deixo aqui registrada a minha admiração por essas mulheres que passaram a vida criando seus filhos, cuidando de suas famílias junto de um tear, tecendo de novelo em novelo seu sustento, com amor passando como herança tão bela e divina labuta. Parabéns minhas amigas!
PS: Durante a elaboração desse Projeto estive ausente e peço desculpas a todos que não pude retribuir o comentário carinhoso que recebi.