O NOVO ENEM

O ingresso nas universidades através do novo ENEM é um assunto muito discutido atualmente principalmente no meio educacional. Se perguntarmos o significado desta sigla aos mais de quatro milhões de jovens que neste ano estarão disputando vagas para ingressar na universidade, boa parte deles não saberão responder quanto mais, se questionarmos a respeito do seu propósito e o que o diferencia do tradicional vestibular.

O Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM foi criado pelo MEC em 1998 para substituir o vestibular, que exigia do aluno a memorização de datas, nomes, fórmulas para seu bom êxito nas provas. Já o novo ENEM tem um conteúdo mais abrangente e está direcionado a avaliar a formação do aluno no sentido de não apenas medir conhecimento, mas principalmente de verificar a sua capacidade de solução de problemas, além de ser um exame unificado permitindo a mobilidade dos alunos.

A intenção do Ministério da Educação e Cultura – MEC, com a criação desta nova modalidade de ingresso na universidade é provocar uma mudança no currículo do ensino médio, já formando desde cedo os futuros universitários para uma atuação no mercado de trabalho. Esta formação significa a preparação do aluno de dispor dos conhecimentos adquiridos de forma ágil e criativa para solucionar os problemas do cotidiano. Atualmente, quem disputa em posição de destaque o mercado de trabalho é o profissional que tem conhecimentos, atitudes e habilidades que inclui raciocínio rápido e inventividade.

Assim, quem irá se submeter às provas do novo ENEM, deve não só está inteirado do que se passa no Brasil e no mundo, mas é importante também que tenha a capacidade de contextualizar conhecimentos interligando as disciplinas de áreas diversificadas para responder as questões propostas. Isso porque o novo ENEM está direcionado a investigar a capacidade de raciocínio do aluno, a habilidade de ordenar idéias e de interpretar situações reais.

É de grande importância para as escolas que seus alunos sejam bem sucedidos nesse exame, porque a média que lhe será atribuída pelo MEC é obtida a partir das notas dos alunos que se submeterão ao exame.

Portanto, o novo ENEM, provoca uma revolução no ensino médio, exigindo uma nova forma de ser abordado o conteúdo programático, uma vez que atitudes e habilidades deverão ser desenvolvidas conjuntamente para que este conhecimento tenha utilidade na prática.

Somar a aprendizagem da sala de aula ao conhecimento disponível através da internet, explorando as potencialidades que muitas vezes estão adormecidas, hoje faz parte do papel do educador.

O novo ENEM está preocupado em formar cidadãos aptos a enfrentar as mudanças céleres do mundo moderno, sabendo lidar de forma eficiente e eficaz diante dos desafios e das imprevisibilidades a que estão sujeitos atualmente todos os profissionais.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 21/09/2009
Reeditado em 01/05/2020
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