Ao 5º artigo da Constituição Federativa do Brasil
Diante do 5º artigo da Constituição Federativa do Brasil, a sociedade brasileira era para ser uma sociedade sem injustiças, sem desigualdade, sem preconceito. Era para ser uma sociedade perfeita, porém, se todos fossem fieis a este artigo. Nele podemos ver leis em que homens e mulheres são iguais perante direitos e obrigações; todos têm o direito à propriedade; sigilo nas votações; a defesa do consumidor; entre tantas outras que a constituem e muitos não sabem.
Se formos falar de todos os parágrafos deste artigo veremos que realmente a justiça brasileira é justa, sem falhas para com o cidadão; em contrapartida, se formos falar de quem pratica tal justiça, veremos que, realmente, ela não é das melhores.
Em relação ao governo sobre este artigo, falta-lhe com respeito principalmente para com as famílias de baixa renda, pois elas, por falta de conhecimento, de estudo, não sabem exigir seus direitos, fazer reclamações. Essas famílias só são lembradas em épocas de eleição, principalmente nos votos comprados.
Podemos relacionar este artigo com o nosso cotidiano, pois seria tão deslumbrante fazer parte de um país em que a qualidade de vida do cidadão, (seja ele rico ou pobre, preto ou branco) fosse prioridade nas ações políticas. Tudo seria melhor.