O cinzel no simbolismo maçônico...
CINZEL – Instrumento de aço cortante, usado por escultores e gravadores.
CINZEL – Lâmina de aço temperado em que uma das extremidades é trabalhada em bisel, para trabalhar a madeira, o ferro, a pedra, o mármore./Fig. O escultor ou o gravador. (Pequeno dicionário enciclopédico Koogam Larousse).
CINZEL – Instrumento do grau do Aprendiz que com o malho serve para desbastar simbolicamente a pedra bruta, emblema da personalidade não educada e polida. Representa o intelecto. (Dicionário de Maçonaria).
CINZEL – com o Cinzel, o Obreiro dá forma e regularidade à massa disforme da pedra bruta e pode marcar impressões sobre os mais duros metais. Por ele aprendemos que a educação e a perseverança são precisas para se chegar à perfeição, que o material grosseiro só recebe fino polimento depois de repetidos esforços e que é, unicamente, por seu incansável emprego que se adquire o hábito da virtude, a iluminação da inteligência e a purificação da alma. (Ritual do Simbolismo Aprendiz Maçom).
COMENTÁRIO: A real utilidade do cinzel, em se tratando de ferramenta da “arte real” (Maçonaria), é esculpir a pedra bruta. No sentido filosófico, quer dizer vencer a nossa aspereza, ou seja, vencer as nossas paixões, vaidade, ignorância, vício, ódio, desejo de vingança, temor, superstição, etc., para que, assim, possamos levar uma vida sem preconceito, brilhante, através de um fortalecimento espiritual cada vez maior, principalmente, tornando-se uno com o Grande Criador do Universo. Isto é, se você é filho do Grande Criador do Universo (GADU), você também é parte dele.
Procurar entender a Verdade da Vida, Homem Filho do Grande Arquiteto do Universo - Deus, para uma vida feliz em benefício próprio, da família e da Humanidade.
Ir.: José Pedroso
1989