Prepare-se para o 11 de setembro
gentileza gera gentileza - [ 11/09 ]
Prepare-se para o 11 de setembro - Estela Casagrande http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=109&id=218355
“Prepare-se para o 11 de setembro”. Esse era o convite que fazíamos aos leitores do Ela em 2004, às vésperas do aniversário do atentado às Torres Gêmeas . O “Atentado Poético”, no entanto, esperava combater com poesia a lembrança de um dos muitos atos de violência que a humanidade faz contra ela mesma, por diferenças que envolvem sempre, no final das contas, poder e dinheiro, nesta ordem.
Não temos mais notícias se o convite se espalhou por aí ou não, mas vale repeti-lo. Neste 11 de setembro, esqueça livros por aí. Vale deixar em pontos e bancos de ônibus, praças, poltronas de cinema, carrinho de supermercado, capôs de automóveis...
Sabe aquele livro que anda esquecido na estante, mas que já foi motivo de muitas dúvidas, pensamentos, conversas? Está na hora de colocá-lo para girar, de fazer com que aquele livro se desprenda de você e alcance outro ser humano.
Pode até colocar uma mensagem para quem encontrá-lo: “Caro leitor, passe este livro à frente depois de lê-lo.”
Em 2004, dizíamos que este gesto era como lançar garrafas ao mar, sem saber ou decidir seu destino. E que já valia a pena, se mesmo em centenas e centenas de livros que seriam ‘esquecidos’, um - e apenas um - fosse encontrado por uma pessoa que veria sua vida transformada e se encantasse pelo conteúdo daquele livro.
Que tal aceitar esse convite? E se encontrar nossos livros espalhados, não esqueça que gentileza gera gentileza. Depois de lê-lo, passe adiante.
Para conhecer o texto de 2004 na íntegra, acesse o site do jornal e jutamente com a coluna de hoje, encontrará o texto “Prepare-se para o 11 de setembro”.
Estela Casagrande (estela.casagrande@jcruzeiro.com.br)
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=109&id=218355