VÁ NUSA PRO HINO NACIONAL

Vá Nusa pro Hino Nacional

Eu amo meu Brasil, e adoro o nosso Belo Hino Nacional, mas qual brasileiro sabe cantar o hino inteiro? Ou qual o brasileiro que sabe o significado da letra? Nem eu.

Mas a letra do Hino Nacional Brasileiro, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a musica de Francisco Manuel da Silva, parece ser tão antigos, mas pasmem, só tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700, na época da ditadura militar.

Mas independente de quantos anos tenha oficialmente o hino, o que importa é que ninguém sabe cantar, e tão pouco o significado das suas palavras.

Mas nós brasileiros adoramos o nosso hino e em hipótese alguma permitimos que algum político venha a querer alterar a letra. Queremos ele assim mesmo. É meu, é nosso, é do Brasil é dos Brasileiros.

E o fato da cantora Vanusa, lá na Assembléia em São Paulo? Dizem as más linguas que ela estava sob o efeito de remédios pra labirintite, outros dizem que ela não sabe ler, outros dizem que os óculos eram só pra enfeite, outros dizem coisa pior: estava bêbada ou dopada; mas que importa, dizem até que o Presidente também bebe. Afinal todo mundo bebe, ou ja bebeu.

O fato da cantora errar a letra e a melodia, foi mais um fato a favor do hino. Deu publicidade para os dois: para a cantora e para o hino. Assim as televisões deixam a mediocridade de lado um pouco e falam do fato e dão um pouco de aula sobre a história e o siginificado das palavras do hino.

Sou dos anos 60, tempo em que havia nas escolas uma matéria chamada Educação Moral e Cívica. Naquele tempo era obrigado aprender Moral e Cívica na escola e educação aprendia-se em casa. Hoje os tempos são outros, a liberdade aflora em todos os lados, as leis dos menores e dos adolescentes dão amplos direitos à eles, mas não cobra absolutamente nada deles. Os menores tem muitos direitos mas não tem obrigação nenhuma. Então como os brasileiros vão saber cantar o hino se a Lei não lhes dá obrigação alguma?

Pra Vanusa nota dez pela carreira inteira dela. Por ela errar o hino, todo mundo erra, “quem não tiver pecado atire a primeira pedra”, até eu erro e muito. Para o Hino nota dez. Para os brasileiros que não sabem cantá-lo, nota seis, a nota da aprovação apenas. Para os políticos que estão preocupados em ganhar voto apenas, nota zero. Afinal educação se aprende em casa, não na escola. Na escola se aprende conhecimento, Moral e Cívica.