Dia do Juízo Com Data Marcada: 21 de Maio de 2011. Será Mesmo?!
Se visitarem o site da rede evangelística radiofônica Family Radio, encontrarão bem no centro um botão para clicar, que diz: 'JUDGMENT DAY: MAY 21, 2011' -- [Dia do juízo, 21 de maio de 2011]. E volta e meia falam isso abertamente nas transmissões. (ver www.familyradio.com).
Resolvi verificar qual exatamente é o raciocínio desses pregadores do fim para 2011. Daí, achei interessante que a coisa é até mais simples do que parecia. No passado houve vários cálculos para acontecimentos futuros, como os russelitas sob a inspiração do especulador contumaz dessas coisas na Bíblia, Charles Russell (fundador da Soc. Torre de Vigia), mas era baseado nos jubileus de Israel, com um monte de "paralelos" traçados e complicados, à base de tempos assinalados no calendário judaico. Até mesmo medidas extraídas da Pirâmide de Gizé, no Egito, serviram de inspiração para Russell calcular datas do fim. Tudo isso eu discuto em pormenores, e com ampla documentação, no meu livro "O Desafio da Torre de Vigia", que foi prefaciado pelo intelectual evangélico Caio Fábio d'Araújo Filho.
O sucessor de Russell e 2o. presidente mundial das "testemunhas de Jeová", chamado J. F. Rutherford, descartou os cálculos nessa linha, só que lançou ele próprio outros cálculos, chegando à conclusão que o milênio se daria em 1925. Logicamente nada de tais previsões veio a cumprir-se também. . .
Bem, mas aí estou me desviando do assunto da data 2011. Seja como for, a base fundamental disso tudo está na passagem de 2a. Pedro 3:8: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia". Daí, traçando um paralelo do tempo em que Noé entrou na arca, até que começaram as chuvas, e partindo da data exata indicada, o responsável pela programação dessa Family Radio concluiu que a data do arrebatamento da Igreja e início do juízo final seria 21 de maio de 2011.
É interessante que ele comete o mesmo equívoco das "testemunhas de Jeová" que também usaram tal passagem para outro cálculo mirabolante que indicava 1975 como o ano do início do milênio.
O que se dá é que o texto referido não é uma "tabelinha inescapável" de que um dia para Deus equivale EXATAMENTE a mil anos humanos. Querem uma prova disso? Na própria Bíblia das "testemunhas de Jeová" vemos como isso cai por terra ao examinar-se o texto paralelo do Salmo 90:4: "Pois mil anos aos teus olhos são como o ontem que passou, e como uma vigília durante a noite". -- Tradução do Novo Mundo.
Então, são duas comparações--os mil anos do homem são TANTO um dia completo quanto UMA VIGÍLIA durante a noite, que é PARTE de um dia completo, logicamente. Logo, os que estão com essa especulação não percebem que ignoram o aspecto METAFÓRICO da linguagem, tanto do salmista, quanto de Pedro.
Interessante que essa Family Radio é de um grupo bem conservador, e nem música Gospel tocam. Eu sempre ouço tal estação no rádio do carro ao ir e voltar para o trabalho, e aprecio muitos de seus programas. E são inclusive da linha calvinista. . . Assim, é lamentável que esses crentes conservadores tenham entrado nesse negócio de marcação de datas também. . . Vão dar com os burros nágua, como as TJ's tantas vezes experimentaram.
Mesmo porque há um absurdo aí--se 1.000 anos humanos equivalem EXATAMENTE a um dia de Deus, estamos conseguindo MEDIR O TAMANHO DE DEUS no sentido temporal. Faz sentido isso? Será que Deus é exatamente 365.000 vezes maior do que o homem, se formos usar essa escala de 1.000 anos humano/1 dia divino?
Claro que não pode ser assim. . .