Boxe ensina esporte e bom comportamento

Campeões da Vida - [ 06/09 ]

Boxe ensina esporte e bom comportamento

Notícia publicada na edição de 06/09/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno Cruzeirinho.

Os amigos da estudante Helen Cristina Rebouças, da Vila Nova Esperança, em Sorocaba, consideram que ela é meiga, tranquila, observadora. Mas a jovem, que cursa o segundo colegial da EE Dr. Julio Prestes de Albuquerque, o Estadão, se transforma numa fera, quando sobe num ringue.

Aos 18 anos, ela é considerada uma das boas promessas do boxe sorocabano, de acordo com a Liga Sorocabana de Boxe. Quem descobriu seu talento? Foi graças às atividades do Bairro Mais Feliz, entre as quais o boxe, desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Governo e Planejamento, em parceria com outras Secretarias.

Além dela, cerca de 80 meninos e meninas com idade entre 7 e 18 anos participam das atividades e das aulas de boxe, dentro do Bairro Mais Feliz, que utiliza o espaço do Território Jovem, sob os cuidados da Secretaria da Juventude, no Jardim Nova Esperança.

No total, as atividades de esportes - futsal, futebol de campo, volei e boxe - realizadas no Bairro Mais Feliz, envolvem 350 crianças.

Quanto ao boxe, as aulas duram aproximadamente duas horas e acontecem três vezes por semana. Em boa parte desse tempo, os alunos ouvem atentamente as orientações do professor Fernando Archano Brizolla Ribeiro, sobre a importância do bom comportamento, quer seja em casa, na escola ou na rua.

Membro da Liga Sorocabana de Boxe e árbitro da Confederação Brasileira de Boxe (CBB), Ribeiro vê um futuro promissor dos pequenos boxeadores, mas lembra que o verdadeiro espírito do seu trabalho é outro: Nosso maior objetivo aqui é formar campeões para a vida, o boxe é apenas um instrumento, afirma.

Além de uma atividade saudável e da prática de exercícios físicos, antes de vestirem luvas e demais acessórios para os treinos, os jovens aprendem as lições sobre cidadania, a importância de estudar e do bom comportamento, tanto na escola como em casa ou em público. Descobri muitas coisas boas no boxe, a disciplina, o companheirismo, a dividir e respeitar, conta Helen.

Para continuar frequentando as atividades é fundamental não faltar às aulas e tirar boas notas. E foi assim que os jovens encontraram um estímulo a mais para caprichar nos estudos. Helen diz que já gostava bastante do boxe e essa admiração cresceu ainda mais depois que passou a praticar. Quero ser profissional, disputar campeonatos importantes, sonha.

Ela é esperança de Sorocaba para competições regionais ou chanceladas pela CBB. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Liga Sorocabana de Boxe, que cede o professor e acompanha de perto o desenvolvimento dos jovens no esporte.

Assim como Helen, as atividades realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, através das Secretarias que integram o eixo social, proporcionam a centenas de crianças e jovens, uma forma saudável de ocupar o tempo nos contraturnos das aulas.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 06/09/2009
Código do texto: T1795750