1. Mania sociopatológica de abordar a vida humana como problema e problema de doença.
2. Síndrome característica de profissões, profissionais, saberes e práticas que vêem a vida humano-sócio-histórica como problema e problema de doença.
3. Pulsão por doenças e doentes.
4.Condição mórbida que vê doenças em todos os fatos da vida humana e somente consegue relacionar-se com as pessoas e percebê-las como doentes e "pacientes", portadores manifestos ou potenciais de doenças.
5. Paixão por doenças e doentes.
6. Perversão do bem estar e da vida saudável.
7. Distúrbio do caráter individual e/ou do caráter social para o qual a vida humana é unipolar, ou seja, está centrada em doenças (patologias). Por tal distúrbio, ao se falar em saúde humana todos os referenciais são os de doença humana: ao se falar em afetividade, discorre-se sobre distúrbios da afetividade; ao se falar em saúde mental, discorre-se sobre doenças mentais ou psiquiátricas; ao se falar em saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso, discorre-se sobre as doenças de cada um desses grupos humanos.
8. Na síndrome de doençolalia a vida humana não é feita de pessoas, indivíduos e grupos de pessoas; ao contrário, é feita de "pacientes". As experiências da vida humana são experiências patológicas.
9. Doençofrenia pode ser utilizada como qualificativo para o transtorno individual daquela paixão, perversão, distúrbio e pulsão tanto por doença quanto por sofrimento, dor.
10. Doençolalia e doençofrenia são, respectivamente, transtornos coletivos ou profissionais e individuais de personalidades necrófilas: tais personalidades necrófilas estão manifestas, inclusive, na destruição de ambientes, espaços e contextos humanos saudáveis. Desmatamentos de florestas e de cidades, poluição de solos, do subsolo, de nascentes (rios e águas marinhas) são objetivações daquelas personalidades (individuais, coletivas e públicas) necrófilas.
11. Coletivamente e com referência ao Brasil, a doençolalia e a doençofrenia foi uma formação iniciada há mais de quinhentos anos por sistemáticas experiências coletivas e individuais de adoecimento, de apodrecimento biogenético e de mortes evitáveis no processo brutal de colonização; nesse sentido, são expressões da violência histórica consolidando uma orientação de caráter (individual e social) necrófilo, cuja paixão por doenças é uma de suas manifestações.
12. Patolalia e patofrenia, lembrando o prefixo pathos, traduzem a mesma significação de doençolalia e doençofrenia para as quais a saúde, o ser e o estar saudável, o bem estar e a produção de cuidado com a vida são um desvio.
2. Síndrome característica de profissões, profissionais, saberes e práticas que vêem a vida humano-sócio-histórica como problema e problema de doença.
3. Pulsão por doenças e doentes.
4.Condição mórbida que vê doenças em todos os fatos da vida humana e somente consegue relacionar-se com as pessoas e percebê-las como doentes e "pacientes", portadores manifestos ou potenciais de doenças.
5. Paixão por doenças e doentes.
6. Perversão do bem estar e da vida saudável.
7. Distúrbio do caráter individual e/ou do caráter social para o qual a vida humana é unipolar, ou seja, está centrada em doenças (patologias). Por tal distúrbio, ao se falar em saúde humana todos os referenciais são os de doença humana: ao se falar em afetividade, discorre-se sobre distúrbios da afetividade; ao se falar em saúde mental, discorre-se sobre doenças mentais ou psiquiátricas; ao se falar em saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso, discorre-se sobre as doenças de cada um desses grupos humanos.
8. Na síndrome de doençolalia a vida humana não é feita de pessoas, indivíduos e grupos de pessoas; ao contrário, é feita de "pacientes". As experiências da vida humana são experiências patológicas.
9. Doençofrenia pode ser utilizada como qualificativo para o transtorno individual daquela paixão, perversão, distúrbio e pulsão tanto por doença quanto por sofrimento, dor.
10. Doençolalia e doençofrenia são, respectivamente, transtornos coletivos ou profissionais e individuais de personalidades necrófilas: tais personalidades necrófilas estão manifestas, inclusive, na destruição de ambientes, espaços e contextos humanos saudáveis. Desmatamentos de florestas e de cidades, poluição de solos, do subsolo, de nascentes (rios e águas marinhas) são objetivações daquelas personalidades (individuais, coletivas e públicas) necrófilas.
11. Coletivamente e com referência ao Brasil, a doençolalia e a doençofrenia foi uma formação iniciada há mais de quinhentos anos por sistemáticas experiências coletivas e individuais de adoecimento, de apodrecimento biogenético e de mortes evitáveis no processo brutal de colonização; nesse sentido, são expressões da violência histórica consolidando uma orientação de caráter (individual e social) necrófilo, cuja paixão por doenças é uma de suas manifestações.
12. Patolalia e patofrenia, lembrando o prefixo pathos, traduzem a mesma significação de doençolalia e doençofrenia para as quais a saúde, o ser e o estar saudável, o bem estar e a produção de cuidado com a vida são um desvio.