RACE 07 (PC) - Uma breve análise
Há alguns meses, quando comprei meu MOMO Wheel, tornei-me um grande apreciador de GTR 2, a ponto de perder qualquer interesse por Toca Race Driver 3, com o qual tive uma das maiores decepções nos últimos tempos. Mas não se deve perder a chance de ter um jogo Codemasters por 9.99U$.
Consequentemente, logo GT Legends viria a ocupar a coleção, portando gráficos ainda melhores, mesmo lançado anteriormente a GTR 2. RACE 07 seria então como um presente de Natal. O Papai Noel
da SimBin não decepciona.
A base utilizada em RACE 07 é completamente nova em comparação aos GT.(*) Os menus são claros em tons azul e branco e torna limpa a apresentação do jogo, como se feito sob encomenda. RACE 07 é a continuação da série lançada em 2006 e destaca a WTCC, o campeonato mundial de carros turismo, e que inclui uma parte exclusivamente brasileira a recriar, entre outros templos do automobilismo, o Autódromo Internacional de Curitiba. Também estão incluídos o brasileiro Antonio Farfus, que defendeu a BMW em 2007, e Cacá Bueno, a correr com o Carteham numa equipe brasileira fictícia.
Uma rápida corrida é suficiente para levar o jogador a uma categoria totalmente diferente do GT. Destacando carros oficiais da temporada 2006 e, para a grande surpresa, a 2007, como BMW 320i e Seat Leon, o jogador é introduzido a um modo de pilotagem averso a GTR 2. Apesar de técnicas de frenagem, tangência de curvas e ultrapassagem ainda serem úteis, a aceleração dos carros é dramaticamente reduzida, como se tudo estivesse mais pesado. Tais características proporcionam disputas freqüentes por posições, comumente díficeis em GTR 2 pela intensa velocidade. Pontos de aceleração, locais de erro em GTR 2, suaves em alguns carros, como o Seat, tornam o controle de tração quase inútil.
Ainda há, entretanto, uma boa dose de desafio. Um exemplo? As curvas do circuito inglês Brands Hatch, a relembrar os tempos de TOCA: Touring Cars, a bordo da BMW 320i do brasileiro Antonio Farfus. O carro tem uma forte tendência a perder a traseira nas freadas em ladeiras da pista e a tração nas retomadas. Já a bordo do Seat Leon, a aceleração e frenagem ocorre de forma macia e suave. Logo, os estilos de pilotagem de cada jogador encaixam-se perfeitamente em alguns carros e são modificados dramaticamente em outros.
Com relação à garagem, os carros WTCC destacam-se, incluindo marcas como BMW, Chevrolet, Alfa, Honda e Peugeot, relativos a temporadas 2006 e 2007, incluindo as etapas oficiais como Monza, Anderstop e Curitiba. Ainda há uma grande variedade de circuitos urbanos, comuns ao calendário WTCC, com destaque para a longa e desafiadora etapa de Macau. Existem interessantes circuitos extra-oficiais, com traçados mais curtos ou reversos. É curioso correr em Monza no sentido oposto da pista ou acelerar nos traçados oficiais GT de Ímola e Estoril. Como de costume, não há grandes diferenças destes traçados em relação a GTR 2.
Não satisfeita em simular a temporada oficial da FIA, a SimBin foi além. O resultado é surpreendente. O jogo traz, pela primeira vez na história da produtora, a simulação monoposta com a Fórmula-3000 e a Formula BMW. Enquanto a WTCC oferece um contato mais próximo, devido às velocidades relativamente baixas, os Fórmulas proporcionam uma sensação incrível de velocidade, assim como os Radicals, que se tornam uma das mais prazerosas pilotagens num jogo de carros.
Também estão incluídos os indomáveis Carteham, os velozes WTCC 1988 e os pequenos Mini Cooper. Cada categoria traz um estilo único de pilotagem e que constantemente desafia o jogador, algo que adiciona conteúdo ao jogo, mesmo que o foco ainda seja o WTCC.
O WTTC é a mais jovem e conhecida categoria oficializada pela FIA, junto ao WRC, o Mundial de Rali, e a Fórmula 1. Não há modo Carreira em RACE. Todos os carros e pistas são acessíveis desde a primeira corrida do jogador. Entretanto, o campeonato WTCC 2007 foi inteiramente recriado em pilotos, equipes e regras. Cada etapa é composta por duas corridas, onde os oito primeiros colocados na primeira prova invertem suas posições de chegada na formação do grid da segunda bateria. A regra torna as etapas altamente equilibradas na pontuação final e dificulta duas vitórias consecutivas.
Os outros corredores são mantidos em sua posição de chegada. Após cada evento, penalizações em forma de peso adicional são aplicadas aos melhores carros, o que pode afetar consumo de combustível e gasto de pneus em provas longas. Em um campeonato de cinco voltas, de oito a dez minutos por corrida, a maior diferença está na classificação para o grid, extremamente díficil.
Graficamente, RACE 07 não pretende competir com ProStreet ou DIRT. O jogo simplesmente cumpre seu papel, assim como seus antecessores, sem muito brilho ou cor, semelhante à imagem que é transmitida pela televisão. Testado sob o poder da GeForce 8800 suportada por 2GB de RAM, ainda encontra-se falhas consideráveis quando jogado no máximo nível gráfico, como se encerrasse o ano dos bugs em jogos de corrida.
Conclusão
RACE 07 é tão curto quanto sua análise. Os fanáticos encontrarão nos complexos ajustes mecânicos o perfeito passatempo a brigar pelos segundos que proporcionam recordes. Assim como a tradição da SimBin, é totalmente possível se divertir e brigar por posições sem nenhum ajuste mecânico. RACE 07 mantém o mesmo padrão que consagrou a produtora desde GTR. O jogo é uma opção inteiramente pessoal. RACE 07 torna-se indispensável aos fãs de carros de turismo e até mesmo os apreciadores de Fórmula. Aos fãs de GT, como quem vos escreve, RACE 07 é mais um bom jogo a ser guardado no Desktop que, num dia chuvoso, proporcionará horas de realismo e diversão.
*Apesar de diferenças na apresentação do jogo, RACE 07 utiliza a mesma mecânica de GTR 2 e GT Legends.