A cidade de Sorocaba, a 86 km da capital, não terá praticamente nenhuma participação durante os eventos da copa do mundo de 2014.

03.09.2009. Copa de 2014: Sorocaba não é beneficiada

(*) Robson Paulo de Lima

Sorocaba - A cidade de Sorocaba, a 86 km da capital, não terá praticamente nenhuma participação durante os eventos da copa do mundo de 2014.

Há alguns anos, antes mesmo de o Brasil ter sido escolhido sede da Copa do Mundo, o Clube Atlético de Sorocaba havia divulgado na imprensa local um mega projeto que envolveria a construção de um CET (Centro de Treinamento) e um mega estádio coberto com grande capacidade de pessoas que teria plenas condições de abrigar os eventos da Copa do Mundo de 2014.

Até mesmo o governo municipal na gestão do então prefeito Renato Amary chegou a comentar sobre a construção de um centro olimpico às margens da rodovia Raposo Tavares. No entanto, o projeto ficou apenas no campo das idéias.

Infelizmente, o estádio do Atlético não vingou e, passados todos esses anos, observamos diversas notícias na imprensa cujas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santos, São José dos Campos, Campinas e Jundiaí terão participação no mencionado evento e serão beneficiadas tanto na logística quanto no turismo.

São Paulo terá o Estádio do Morumbi como principal palco do evento e ganhará a moderna estação de trêm de alta velocidade (TAV) a ser construída no Campo de Marte.

Guarulhos receberá uma linha do TAV além de dividir com o aeroporto de congonhas os vôos charters que serão necessários para o transporte de turistas, empresários e jornalistas do evento.

A cidade de Santos será uma das sub-sedes da copa e deverá acomodar e receber uma boa parte dos turistas, além de ter estrutura portuária para a recepção de navios cruzeiros.

Já a cidade de São José dos Campos será uma das principais beneficiadas pois está na rota de duas sedes: Rio de Janeiro e São Paulo. Com a implantação do TAV, poderá ser o centro de hotelaria dos participantes, pois é uma cidade com boa qualidade de vida e número razoavel de hoteis que podem ser adaptados para o evento.

A influência da cidade de Campinas dentro do estado fez com que a mesma se transformasse no ponto final do TAV, mesmo estando mais distante de São Paulo em relação a Sorocaba. O sitema TAV não só beneficiará Campinas durante a copa, mas também deverá ligar definitivamente aquela cidade com a região metropolitana de São Paulo.

Sorocaba poderia estar na rota do TAV se Curitiba tivesse tanta influência quanto Campinas. É sabido que Curitiba mesmo sendo sede da copa não conseguiu levar o TAV para o seu território.

Ainda em São Paulo, Jundiaí será uma das cidades mais beneficiadas. Além de receber o sistema TAV, já possui importantes investimentos para que possa receber toda a aviação executiva da região metropolitana de São Paulo inclusive a que será deslocada para o seu território com o fim do Campo de Marte. Com essa definição, o aeroporto de Jundiaí consolida-se e entra na lista dos principais aeroportos do Estado ao lado dos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Viracopos.

E sorocaba? O que sobrou para Sorocaba? Sorocaba imaginou, vislumbrou, mas não planejou.

(*) Robson Paulo de Lima é analista financeiro e consultor de Gestão Estratégica de Negócios.

http://www.vivacidade.com.br/cidade_textos_interno.php?id_cidade=2572

-

Veja todos os artigos sobre este tópico

http://news.google.com/news/story?ncl=http://www.vivacidade.com.br/cidade_textos_interno.php%3Fid_cidade%3D2572&hl=pt-BR

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 04/09/2009
Código do texto: T1792011