Howard Leslie Shore: O Senhor dos Anéis

Shore nasceu em 8 de Outubro de 1946 no seio de uma família judia em Toronto, no Canadá. Compôs a trilha sonora da trilogia O Senhor dos Anéis, composta quase totalmente por músicas instrumentais para orquestra, excetuando apenas alguns trechos cantados. As músicas compostas por ele são tão fiéis ao filme que se incorporaram à própria superprodução, de modo que são inconfundíveis ao ouvido de quem as escuta, tendo assistido ao filme, é claro. Shore escreveu quase 12 horas de músicas, alguns trechos utilizados por inteiro, outros apenas alguns segundos da trilha original. Todavia, as execuções das músicas de Sociedade do Anel, até O Retorno do Rei contam com mais de 30 músicos diferentes; entre eles Emiliana Torrini, Renee Fleming e Enya. As trilhas sonoras para a Sociedade do Anel e O Retorno do Rei ganharam o Academy Awards em 2002 e 2004. O último filme também ganhou um Oscar de Melhor Canção, bem como os Globos de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original - Motion Picture e Melhor Canção Original. A música de Shore para O Senhor dos Anéis se tornou o maior sucesso de sua carreira, e é uma das mais populares trilhas sonoras orquestrais para filmes de todos os tempos, ao lado é claro de Star Wars.

"The History of the Ring": Triste, melancólico e sinistro. Se a trilha sonora possui um tema central seria este. A primeira vez que a música é ouvida é quando o título "O Senhor dos Anéis" aparece.

"The Seduction of the Ring": Este tema, realizado por um coro de meninos murmurando, representa a tentação esmagadora do anel. O tema aparece quando Boromir, Aragorn, Faramir e até mesmo Frodo são tentados pelo anel.

"The Evil of the Ring" O terceiro tema para o anel é realizado por trompetes alucinados que anunciam o horror trazido pelo poder da Sombra, é ouvido na primeira cena que aparece Mordor e a Torre Negra.

O condado e os Hobbits; quase sempre acompanhados flautas e melodias doces. Mordor; quase sempre acompanhado de muitos trompetes e tímpanos cautelosos e sinistros. Terceira era da Terra-Média; temas variados de percussão, juntamente com agogôs. Os Elfos, por sua vez; quase sempre representados em corais agudas. Os Anões; trompetes e às vezes melodias pesadas. Golum; tema triste com oboé e trompetes.

Agora, é só alugar a Triologia novamente, instalar o “home theater” e terá um "surround" com uma das melhores trilhas sonoras mundiais, e ainda de quebra assistir um dos maiores clássicos da literatura em adaptação cinematográfica.

Artigo publicado no blog: Criando Testrálios (sobre Harry Potter e literatura fantástica)

(http://www.omundodeharrypotter.com.br/blogct/?p=359)

Alex Sandro M Spindler
Enviado por Alex Sandro M Spindler em 02/09/2009
Reeditado em 24/12/2009
Código do texto: T1788822
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.