A Independência Brasileira - Semana da Pátria.

"Não basta ensinar ao homem uma

especialidade. Porque assim po-

derá se tornar uma máquina

útil, mas não uma persona-

lidade harmoniosamente

desenvolvida.É neces -

sário que o jovem ad-

quira uma compre- *****000*****

ensão dos valo -

res éticos, mo-

rais e cívicos".

É necessário, também, que ele adquira um sentimento daqui-

lo que vale a pena ser vivido, daquilo que é belo , do que é moralmente correto . Sem cultura moral, não há solução para os grandes problemas humanos. Por isso , eu, Callena, luto por uma geração consciente , que saiba ler. sentir e viver .

Antes de entrarmos na História e conhecermos os motivos que levaram a nossa Pátria à Independência , vamos CANTAR ... Se não sabe de cor , copie e cante . A melodia é fácil , muito fácil . Seu professor ou seus pais o ensinarão. Eu sei, mas como cantar , aqui ? Rsrsrs. Vamos lá !

HINO da INDEPENDÊNCIA

Letra : Evaristo da Veiga - poeta -1799/1837

Música : Pedro Iº do Brasil e IV de Portugal.

Já podeis , da Pátria filhos,

Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdade

No Horizonte do Brasil } bis

Brava gente brasileira!

Longe vá temor servil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil } bis

Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil:

Houve mão mais poderosa,

Zombou deles o Brasil } bis

Brava gente brasileira

Longe vá ..... etc...... (é o estribího)

Não temais ímpias falanges,

Que apresentam face hostil;

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil } bis

estribílho...

Parabéns , ó brasileiros!

Já com garbo juvenil,

Do universo entre as nações

Resplandece a do Brasil } bis

estribílho e FIM.

Agora é só cantar , com alegria e entusiasmo, se quiser, claro...

* * *

Como saber sobre a Independência do Brasil ? Claro que vamos lançar mão da História. Do passado. Sem passado não há presente . Não se tem o que contar, o que escrever... No início, o homem transmitia seu conhecimento pela palavra falada. Com o tenpo ele sentiu a necessidade de registrar o seu saber - sua experiência ,suas descobertas, seus anseios e suas emoções . Assim , ele estabeleceria uma ponte entre o passado e o futuro. E surge, então a escita, o livro . Ler é descobrir o mundo , incorporar conhecimentos, novas idéias, novos procedimentos . É participar , é buscar com emoção´é descobrir a sua força.

Vamos então nos entregar e nos envolver com os acontecimentos que culminaram na Independência ? Vamos atrás do tempo e da história. A HISTÓRIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA E INTERPRETA OS ACONTECIMENTOS HUMANOS, no espaço e no tempo.

Você já sabe que em 1500 , em pleno meado do sec. 16 , já na Idade Moderna, foi descoberto o Brasil. Vamos dar um PULO no tempo e pararemos em 1807 , início do séc.19. No início deste século , Napoleão Bonaparte, imperador francês começava as suas conquistas e que trouxeram importantes consequências para as colônias americanas. O imperador, em luta com a Inglaterra , estabeleceu o fechamento dos portos ao comércio inglês , o que foi denominado de BLOQUEIO CONTINENTAL . Todas as nações europeias ( hoje são 27 , na época não tenho dados) ficaram proibidas de comerciar com a Inglaterra , a maior potência comercial e industrial da época. Portugal , não aceitou . Era aliado e também devia muito para o país inglês. Napoleão não perdoou , invadiu Portugal e o príncipe regente , D. João , teve que vir para o Brasil com sua família seus funcionários , nobres ,etc...

Com a instalação da Corte no Brasil, D.João foi obrigado a modificar a condição da Colônia. Ele abriu portos, fundou o BB, permitiu instalação de fábricas. etc... etc... etc... Mudou a paisagem do Rio de Janeiro .

Vamos dar outro PULO no tempo : ..." Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto : DIGA AO POVO QUE FICO" . Depois , dirigindo-se à multidão, cessado o alvoroço, pediu , ainda comovido : " Agora só tenho a recomendar-vos , união e tranquilidade !" . Quem disse isso foi D. PEDRO . Dia em que ficou conhecido como o "DIA do FICO".

A Corte veio para o Brasil sob a proteção da esquadra inglesa. Portugal, invadido por tropas francesas , perdia a sua independência.

Do ponto de vista político, o mais importante ato de D.João foi a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido , em 1815. Esse ato colocava o Brasil em igualdade de condições políticas com portugal.

Ele ainda criou as Escolas de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro, etc... etc...Depois da Revolução Pernambucana, em 1817, ( pesquise...)os liberais portugueses, exigem o retorno da Corte. Após do domínio francês por alguns meses (1808-1809) , os ingleses conseguiram expulsá-los e assumiram o governo de Portugal . Aí , eclode a Revolução do Porto que expulsou os ingleses e pôs fim ao absolutismo de D. João VI . Os liberais não queriam , mais, que o Brasil fosse a sede da Monarquia. A perda do Brasil colocara Portugal numa difícil situação econômica e os comerciantes portugueses queriam restabelecer seus privilégios comerciais. Os liberais queriam a recolonização. Outra confusão foi estabelcida. Não queriam que o principe regente ficasse no Brasil . Depois de várias reuniões , D. Pedro recebeu ordem para retornar a Portugal , mas D. Pedro já tinha dito que ficava no Brasil (09/01/1822)- Dia do Fico . A partir esse dia e, D. Pedro rompeu definitivamente com Portugal . Mesmo assim , continuaram a exigir a sua volta sob ameaças de punição , caso ele não retornasse. Fizeram Decretos. José Bonifácio e sua esposa aconselhavam -no a não obedecer os apelos . D. Pedro , atento , resistiu. Depois de ler os Decretos , exclamou:

"ESTAMOS SEPARADOS DE PORTUGAL. BRASILEIROS , A NOSSA DIVISA DE HOJE EM DIANTE SERÁ :

INDEPENDÊNCIA ou MORTE". !!!

Era o dia 07 de Setembro de 1822.

P.S - Nessas datas cívicas, canta-se , também ,o HINO NACIONAL . Quero fazer umas observaçõezinhas: O certo é : BRAÇO FORTE , no singular. OK ??? NO teu seio , (em teu , está incorreto.)

Finalmente : Brasil DE um sonho... ERRADO .

O CORRETO : Brasil UM sonho intenso , um raio...... OK ?

BEIJOS !!! Postagem : CALLENA , 02/09/2009

kalena
Enviado por kalena em 02/09/2009
Reeditado em 02/09/2009
Código do texto: T1787683
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.