Caxias, um conceito de vida

ARTIGO - [ 31/08 ]

Caxias, um conceito de vida - João Dias de Souza Filho

Notícia publicada na edição de 31/08/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno A.

A coerência de vida de Luiz Alves de Lima e Silva terá inspirado inscrição como vi, aos tempos em que prestei o Serviço Militar: À Pátria tudo se dá, nada se pede"

Uma busca, em qualquer dicionário de nossa língua, leva-nos a informação de que Caxias - entre outras referências é uma pessoa que cumpre com extremo escrúpulo as obrigações do seu cargo, ou que exige de seus subordinados o cumprimento rigoroso das leis, regulamentos e determinações de serviço. Uma outra referência de dicionário enfoca que no Estado do Maranhão, existe uma cidade Caxias - cuja economia gira em torno da produção de óleos, a base de babaçu. No além-mar, temos a informação de que Caxias é um povoado de Paço dos Arcos, Concelho de Oeiras, Distrito de Lisboa, Portugal, na margem direita do rio Tejo. Ferrovia. Antigo palácio e, igualmente antigo, o convento da Cartuxa.

Na variante geográfica, temos, também, que Caxias é um salto no rio Iguaçu, afluente do rio Paraná, a margem esquerda. Entrementes, temos no Estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Caxias do Sul, com uma comunidade em torno de 290.969 pessoas. Esta cidade tem economia baseada em fruticultura maçã, pêssego e uva; a indústria de bebidas é fonte de receita de Caxias do Sul, na linha de produção de vinhos famosos, além de confecções e turismo. Esta cidade foi fundada na década de 1870, com a chegada de imigrantes italianos. Realiza com sucesso a Festa Nacional da Uva e, movimenta a cultura folclórica, com um bem-organizado Centro de Tradições Gaúchas. Aqui em Sorocaba, por sinal, temos um Centro que cultua essas tradições e, o faz com competência.

Entrementes às várias alternativas correntes em torno do adjetivo e suas variantes, destaca-se na História do Brasil a figura de Luiz Alves de Lima e Silva, barão, marquês e Duque de Caxias. Militar e estadista, a cuja vida heróica, justificou a edição, pelo Governo Federal do Decreto 51.429, de 13 de março de 1962, proclamando-o como Patrono do Exército do Brasil. Caxias nasceu na Fazenda Taquaraçu, Porto da Estrela hoje município de Caxias -, na província do Rio de Janeiro, no dia de São Luiz, 25 de agosto de 1803. Segundo seus biógrafos Caxias foi neto, filho e irmão de militares.

E, como é fato conhecido, o Duque de Caxias esteve em Sorocaba em uma oportunidade. Sempre é bom e de fundamentação didática, recordar-se fatos ligados com a História do Brasil, com suas repercussões na vida comunitária.

Segundo seus melhores biógrafos, em março de 1842, Luiz Alves de Lima e Silva, foi nomeado Comandante das Armas da Corte, quando se irrompeu a Revolução Liberal, tendo como foco principal Sorocaba. E, como líderes o Padre Diogo Antonio Feijó e o sorocabano, um dos maiores entre nossos conterrâneos, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Essa Revolução foi levada de vencida pelo Duque de Caxias, resultando na prisão do Padre Feijó e com saída de Sorocaba, a galope, de Rafael Tobias de Aguiar, que tomou os caminhos do sul do Brasil.

A coerência de vida de Luiz Alves de Lima e Silva terá inspirado inscrição como vi, aos tempos em que prestei o Serviço Militar. Diariamente, ao chegar à Repartição, deparava com uma inscrição imperativa e motivadora: À Pátria tudo se dá, nada se pede. Em uma oportunidade de instrução visitei uma unidade de Corpo de Tropa e vi essa mesma inscrição, com formatação motivadora maior e mais explícita: À Pátria tudo se dá, nada se pede, nem compreensão.

Esse pensamento tem densidade. Encerra pausa para meditação. A prestação do Serviço Militar tem um conteúdo muito importante e, sobretudo, assentado em elevado civismo. Desenvolve o amor à Pátria e repassa ensinamentos de que patriotismo é dever de todos. É responsabilidade do povo como um todo, na formação da grande comunidade nacional. Durante o período de onze meses em que prestei o Serviço Militar, registre-se, convivi com graduados e oficiais da melhor qualidade.

A geração desses oficiais participou da Segunda Grande Guerra Mundial. Lutou na Itália pela defesa do mundo livre, na firmação da Democracia, como forma ideal de governo. O ápice do desempenho de nossa Força Expedicionária Brasileira foi a conquista do Monte Castelo, repercutida muito bem na comunidade brasileira. Esse tempo é bem da minha infância. Explico. Nas proximidades da então minha casa, foi formado um aguerrido time de futebol, com o nome, de Monte Castelo Futebol Clube. Nessa proximidade funcionava o Tiro de Guerra 048 e ainda a então 14ª. Circunscrição de Recrutamento.

Luiz Alves de Lima e Silva foi iniciado na Maçonaria em 1841, quando era General-Brigadeiro e esteve entre os que fundaram o Grande Oriente do Brasil. Enfatize-se que, entre seus contemporâneos, encontrava-se outro ilustre brasileiro, José Maria da Silva Paranhos Junior, Barão do Rio Branco. Eles e outros mais dessa geração estiveram entre os maçons que fizeram história dentro da História do Brasil. Neste contexto, Caxias é um conceito de vida.

João Dias de Souza Filho escreve quinzenalmente neste espaço.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 31/08/2009
Código do texto: T1784666