POR QUE EXISTE O MAL?

POR QUE EXISTE O MAL?

(publicado em 31/08/09 jornal O ESTADO em Fortaleza)

É uma pergunta que qualquer um faz quando abre os jornais de manhã e vê notícias ruins. Qualquer tentativa de resposta para a pergunta sobre o mal sempre vai parecer pretensiosa, afinal, ninguém deu uma resposta definitiva que convença?

Na ontologia maioria das formulações ontológicas, aquelas que se referem diretamente ao ser, aponta a mal como conseqüência da liberdade humana mal conduzida. Tanto é assim que J. P. Sartre chega a afirmar que o homem nasce “condenado à liberdade”, tamanho o risco que essa virtude desencadeia sobre o comportamento humano.

O mal, desde as teorias teodicéias de Santo Agostinho e de G. W. Leibniz é definido como uma “ausência do bem”. No decorrer da história do mundo, os atos maléficos e maldosos têm sido atribuídos não a Deus, mas à liberdade humana mal direcionada. Aí entra a questão do “livre arbítrio”.

O que de fato importa não é saber de onde vem o mal, mas o que fazer diante dele. Como você se posiciona diante de uma situação ruim? Desespera-se ou mantém a calma? Jesus ensinou que deveríamos olhar para tais dificuldades como uma oportunidade e nos conscientiza de que somos pessoas incompletas, falhas e que também provocamos o mal. Portanto, devemos reconhecer quem nós somos, e ao mesmo tempo nos capacitar para enfrentar o mal com olhos do “livre arbítrio”.

Lembro-me de quando menino que meus pais me ensinaram que sempre devemos respeitar as autoridades (municipais, estaduais e federais), que é um dever de todo cidadão honesto. Depois, na prestação do serviço militar, quando do juramento no Dia do Soldado de defender a Pátria com a própria vida.

Infelizmente o que estamos vendo atualmente (jornais, revistas, televisão, internet) é uma total “maldade” à população brasileira demonstrado por alguns políticos em Brasília, o total abuso de poder, com tamanha demonstração de corrupção, ganância de poder e com a complacência do governo federal.

Até quando teremos que engolir goela abaixo tudo isso?

Será que é essa a verdadeira demonstração de democracia que merecemos receber de nossos políticos? Triste é saber, que existe grande quantidade de demagogos e alienados a neste bando de fidalgos da corte investidos de políticos.

Infelizmente, para eles somos meros trabalhadores, cidadãos honestos, pagadores de impostos e, principalmente, eleitores que só servem para elegê-los.

Mas apesar de todo esse mar de lama e corrupção, ainda temos que acreditar na verdadeira democracia, com valores éticos e morais. Crer que este quadro de nossos políticos possa ser modificado, e vislumbramos com a esperança de dias melhores para a nossa população, para realmente sermos um grande país.

Seria hoje bem diferente se cada um cumprisse seu dever perante a sociedade. Não haveria o dilema atual; pois, “quem sabe cumprir aprende a cobrar”: Aí está a essência da Democracia.

Para pensar: “A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades”. Lettie Cowman

evilazioribeiro
Enviado por evilazioribeiro em 31/08/2009
Código do texto: T1784335
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.