A FÉ REMOVE MONTES

Deus repartiu uma medida de fé para cada um de nós. "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um" Compare-se com a medida do QI. Muitas vezes, pessoas com um quociente intelectual mais elevado não o usa como deveria. Quer dizer, não se esforça pra produzir dentro do que lhe é permitido. Outros, com um quociente menor, usam-no em sua quase totalidade e produz resultados excelentes em sua vida prática e intelectual.

Quero dizer que podemos exercitar nossa fé para que ela cresça, apareça e produza frutos a cem por um, conforme Jesus preconizou.

De acordo com o Evangelho de Mateus, cap. 9 vers. 29, “Então Jesus lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé". Que responsabilidade e que compromisso temos com o criador, na questão da fé, o qual facultou a nós o poder de usar esse dom para alcançarmos as bem-aventuranças! Se não existisse fé naquela pessoa da narrativa, nada seria realizado; portanto que o Cristo curou poucas pessoas em sua terra, somente porque o conheciam como sendo o filho do carpinteiro, não como um filho do Deus vivo.

Mas o que é a fé? A fé é a ausência de dúvidas, no poder de Deus, não apenas acreditar em Deus, pois, acreditar no Todo-Poderoso, até o demônio acredita, pois conviveu com Ele antes de sua decadência. "Imediatamente, estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? – Mateus cap. 14 vers. 31. Segundo o relato, a dúvida ofende a Deus, pois, sem fé, é impossível agradá-Lo.

Numa passagem em Marcos 4-40: "Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé? Muita gente entende que os tímidos que não herdarão o reino de Deus são aqueles envergonhados, mas, na verdade, a timidez a que se refere o Cristo é a não-ousadia ao exercitar ou exercer a fé. Ser tímido é uma característica pessoal, mas no quesito fé, não podemos admitir esse tipo de timidez.

Nossa fé pode ser aumentada se o pedirmos. A prova está em Lucas 17-5, quando "disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé." Assim como podemos, exercitando o raciocínio, massagear nosso cérebro e melhorar nossa capacidade, a fé, sendo cultivada e exercitada, poderá ser aumentada. Temos que desejar isso e clamar por isso. Os apóstolos, que tinham Cristo como modelo, vendo-o realizar prodígios e milagres incontáveis, tencionaram ser e agir como Ele, assim também devemos desejar.

A fé purifica corações, leva pessoas a Cristo, salva e leva à exortação de Deus. O próprio homem é justificado perante Deus, não pelas obras da Lei, mas por sua fé. Isso não quer significar que a fé anule tais obras, mas Paulo diz: "Manda... que se façam ricos em boas obras" (1Tim 6,18). E ainda: "Deus retribuirá a cada um segundo suas obras" (Rom. 2, 6). Em "boas obras", porque, completa S. Tiago, "o homem é justificado pelas obras e pela fé" (Tgo 2, 24) ou pelas obras que nascem da fé, porque a "fé sem obras é morta" (17) e só uma fé viva pode dar a vida. " Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Rom.3-31.É evidente que pela lei somente ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá de sua fé.

A fé é um dom gratuito de Deus, não precisamos nos sacrificar, não carece penitenciar-nos para consegui-la, também não podemos apoiá-la na sabedoria de homens, mas no poder de Deus, que a concede.

"Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" Galatas 3-26. Não adianta ouvirmos uma pregação , conhecermos todos os ensinamentos bíblicos se não tivermos fé suficiente para acreditar que aquela é a expressão verdadeira de Deus para a nossa vida, por isso, devemos estar sempre em contato com a palavra de Deus, porque a fé vem pelo ouvir e, em ouvindo, praticá-la.

Em Hebreus 11-1, Paulo apóstolo reitera : "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem." Nunca vimos a Deus, mas sabemos que Ele existe e é o galardoador dos que O buscam, isso é fé.

Se estamos atravessando uma provação, temos de regozijar-nos, pedindo a Deus força para suportar, sabedoria para compreender, pois, quando nossa fé é testada, temos mais uma oportunidade de crescer espiritualmente através de nossa fé.

A fé remove montanhas sim, através da Palavra. É a Palavra que remove montanhas, quando oramos em Espírito e em Verdade. O monte significa ainda o problema que temos hoje, seja doença, sejam dívidas, miséria... Devemos, pela Palavra, ordenar ao mal que saia da nossa vida, o passo seguinte é não duvidar no íntimo do coração. Somente assim Deus estará agindo em nossa vida, verdadeiramente.