Discurso...
Exposição metódica sobre certo assunto. Qualquer manifestação concreta da língua. Ao filosofar, poderíamos fazer uma infinidade de ideias também sobre renascimento. Quando se assiste a iniciação maçônica ouve-se muito a palavra renascimento expressando algo novo. O profano passa para a irmandade onde aumenta seu círculo de amizade. Começa a aprender algo quando considera a filosofia maçônica como auto aprimoramento e uma escola por assim dizer. Começou a desbastar a pedra bruta na definição filosófica.
Alguém falava do rio e das secas do Nordeste, especialmente o rio que secou traduzindo a perda de algo próspero nas suas vidas, quando filosofava o discurso, se referindo à soma de infinidade de palavras, indicando curso de ideias, projetos, planejamentos, propostas e rumos da vida. Voltando aos rios e à seca do Nordeste, imensos são os sonhos em vê-los novamente no seu curso normal banhados pelo fluxo e refluxo das águas, pois quanta riqueza proporciona o seu fluir novamente. Neste seu curso traduzindo vidas de toda espécie e não os lamentos da seca.
A gente falava do discurso como também algo onde palavras podem expressar uma infinidade de ideias e ideais em que podemos, se não forem palavras ao vento ou palavras para ressurgir os mais variados projetos e obras, promover o renascimento de vida nova para milhões de ouvintes e também fazer um candidato ganhar a eleição, no caso da proposta de governo tão falada e comentada ao longo dos anos onde “os candidatos prometem e não cumprem”, lamentavelmente.
Tive esse ideia meio filosófica ao analisar o discurso: DIS = palavras e CURSO = uma ideia infinita sobre algo de expressões também infinitas e o curso do rio, se seco como acontece no Nordeste à espera das cheias para ressurgir e florescer ou como os nossos aqui pelo Sudeste, sempre bem cheios e que no seu curso banham vida, além de uma quantidade já grande de hidroelétricas, sempre fazendo e criando progresso.
Ao se referir às palavras também na expressão vida, em que tudo foi criado por esta, no exemplo bíblico: “No principio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”.
José Pedroso
23/08/2009