SEM IMUNIDADE
SEM IMUNIDADE
Com o passar do tempo chegamos à conclusão de que o ser humano é mais fraco do que parecia. Os seres invisíveis são os que causam mais problemas para a raça humana. É uma luta titânica entre seres visíveis e invisíveis, e na maioria das vezes o mundo invisível leva sempre a vantagem. São bactérias, vírus, bacilos, germes entre outros. Os vírus têm características e suas principais são: - Não possuem estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.). São - formados basicamente por uma cápsula protéica denominada capsômero que contém em seu interior um só tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA, nunca ambos. Vejam o luxo, eles tem até DNA e de quebra o RNA. Alguns vírus mais complexos podem apresentar também lipídios e glicídios, componentes do colesterol responsáveis pelos hormônios, presos à cápsula. - São tão pequenos que podem penetrar no interior das células das menores bactérias que se conhecem, (100 a 1000 Å), portanto são visíveis somente ao Microscópio Especial. Só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Por isso são considerados parasitas celulares obrigatórios. Os vírus se reproduzem? De que forma esses demônios se multiplicam? Um dos vírus mais estudados é o bacteriófago ou fago, que ataca bactérias reproduzindo-se em seu interior.
Estes vírus são inofensivos ao homem e a outros animais. A forma de reprodução dos vírus dentro de uma bactéria dá-se o nome de reprodução por montagem. Esses bichinhos invisíveis a olho nu podem causar doenças terríveis e levar o mais forte ser humano a óbito. Os vírus podem causar doenças em plantas e animais. As principais doenças causadas por vírus que atingem o homem são: Hidrofobia, mas conhecida como raiva. - saliva introduzida pela mordida de animais infectados (o cão, por exemplo). Infecção: o vírus penetra pelo ferimento e instala-se no sistema nervoso. Controle: vacinação de animais domésticos e aplicação de soro e vacina em pessoas mordidas. Sintomas e características: febre, mal-estar, delírios, convulsões, paralisia dos músculos respiratórios (é doença mortal). Mantenha seu animal de estimação longe de algum animal doente. Os animais de estimação merecem cuidados especiais e deverão estar com toda vacinação em dia.
Outra doença perigosíssima é a hepatite infecciosa. - transmissão: gotículas de muco e saliva; contaminação fecal de água e objetos. Infecção: o vírus instala-se no fígado onde se multiplica, destruindo células. Controle: injeção de gamaglobulina em pessoas que entram em contato com o doente; saneamento, cuidados com alimentos ingeridos. Sintomas e características: febre, anorexia, náuseas, mal-estar, icterícia (pode ser fatal). Como a maioria de nosso manancial de água está contaminado, muitas pessoas podem estar doentes e nem sabem. As fossas e os esgotos clandestinos são perigosos para a saúde. Jogar lixo, animais mortos em riachos e lagoas é um dos crimes ambientais que deveriam punir com rigor os infratores.
Uma doença muito comum, mas que exige cuidado e repouso é a caxumba ou papeira. - transmissão: contato direto; objetos contaminados; gotículas de saliva. Infecção: o vírus multiplica-se nas glândulas parótidas; eventualmente localizam-se em outros órgãos, como ovários e testículos. Controle: vacinação. Sintomas e características: parotidite (infecção das parótidas), com inchaço abaixo e em frente das orelhas (pode tornar a pessoa estéril se atingir os testículos ou os ovários). Uma doença muito conhecida e que pode causar danos irreversíveis as grávidas é a Rubéola. - transmissão: gotículas de muco e saliva; contato direto. Infecção: o vírus penetra pelas vias respiratórias e se dissemina através do sangue. Controle: aplicação de imunoglobulina (com efeito protetor discutível). Sintomas e características: febre, prostração, erupções cutâneas (em embriões provoca a morte ou deficiências congênitas).
Que bichinho chato esse tal de vírus. O homem continua insensível a responsabilidade que tem com a propagação destas doenças ou de outras que poderão surgir a qualquer momento e causar uma pandemia sem proporções. Nas grandes florestas muitos vírus estão em estado latente, mas com o desmatamento eles podem acordar e ir de encontro à primeira vítima para praticar suas ações daninhas e se reproduzirem. O sarampo é outra doença causada por vírus. - transmissão: contato direto e indireto com secreções nasofaríngeas da pessoa doente. Infecção: o vírus penetra pelas mucosas das vias respiratórias e dissemina-se através do sangue. Controle: vacinação. Sintomas e características: febre alta, tosse, vermelhidão por todo o corpo (pode ser fatal em crianças). Um vírus que dizimou muita gente. A vacina foi aplicada até que todos ficassem imunes ao vírus.
Estamos nos referindo à varíola - transmissão: gotículas de saliva; objetos contaminados e contato direto. Infecção: o vírus penetra pelas mucosas das vias respiratórias e dissemina-se através do sangue; finalmente, atinge a pele e as mucosas, causando lesões. Controle: vacinação. Sintomas e características: febre alta e erupções cutâneas (geralmente deixando cicatrizes na pele; pode ser fatal). A poliomielite ou paralisia infantil é outra que devemos ter muito cuidado, pois o vírus é muito feroz e normalmente deixa os doentes paralíticos. - transmissão: alimento e objetos contaminados; secreções respiratórias. Infecção: o vírus penetra pela boca multiplica-se no intestino, dissemina-se pelo sangue e instala-se no sistema nervoso central, onde destrói os neurônios. Controle: vacinação. Sintomas e características: paralisia dos membros; em muitos casos ocorrem apenas febres baixas e indisposição, que logo desaparecem sem causar problemas (provoca deficiência física).
As informações valorosas contidas nesta matéria que tem a função de pesquisa foram extraídas do site: http://eveh.tripod.com/virus.html/. A febre amarela- a sua transmissão se dá pela: picada de mosquitos, entre os quais se destaca o Aedes aegypti. Infecção: o vírus penetra através da pele, dissemina-se pelo sangue e localiza-se no fígado, na medula óssea, no baço e em outros órgãos. Controle: vacinação e combate aos mosquitos transmissores. Sintomas e características: febre alta, náuseas, vômitos, calafrios, prostração e pele amarelada (pode ser fatal). Esse poderoso mosquito associado ao vírus tem causado estragos, mortes, dengue, sendo a forma hemorrágica a mais perigosa. (A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência adquirida)) - transmissão: sangue, esperma e muco vaginal contaminados. Infecção: o vírus penetra no organismo através de relações sexuais, uso de agulhas de injeção contaminadas ou transfusões de sangue infectado; ataca o sistema imunológico.
Controle: uso de preservativos (Camisinha-vênus) nas relações sexuais e de agulhas descartáveis ou esterilizadas; controle rigoroso, por parte dos bancos de sangue da qualidade do sangue doado; ainda não existem remédios ou vacinas eficazes contra a doença. Sintomas e características: febre intermitente, diarréia, emagrecimento rápido, inflamação dos gânglios linfáticos, doenças do aparelho respiratório, infecções variadas, câncer de pele (doença mortal em 100% dos casos). Estamos alertando a população para que tenham mais cuidado com a limpeza de suas casas, reciclarem o lixo e não jogá-los em terrenos baldios e nem nas ruas, nos córregos, pois aparentemente quem age assim pensa se livrar do lixo, mas o retorno pode ser em forma de doenças Outro vírus perigoso e tão comum entre nós é o da gripe. - transmissão: gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias. Infecção: o vírus penetra pela boca ou pelo nariz, localizando-se nas vias respiratórias superiores. Controle: nenhum. Sintomas e características: febre, prostração, dores de cabeça e musculares, obstrução nasal e tosse. Muitas gripes já assolaram o mundo deixando um saldo trágico de mortes. A gripe espanhola, a gripe aviária, a suína que ainda perturba a população mundial. Muito falada e muito comentada.
Dizem que o vírus foi ‘fabricado’ em laboratório, visto que o laboratório que fabrica o remédio contra a virose estava passando por crises financeiras. “A nova gripe pode ter sido criada em laboratório visando lucro financeiro de laboratórios que produzem vacina. Verdade ou especulação? O site G1, em São Paulo faz a indagação. O número de mortes causadas pela nova gripe, no Paraná, chegou a 142, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, na sexta-feira (21). A nota informa que, no total, foram registrados 2.480 casos da doença no estado e, desses, 152 são referentes a gestantes. A região de Curitiba concentra mais casos confirmados (844), seguida por Cascavel (294) e Londrina (237). Entre os óbitos confirmados, 53% eram mulheres e 47%, homens. A maior parte (64%) das vítimas tinha entre 20 e 49 anos.
As mortes ocorreram entre 14 de julho e 20 de agosto, de acordo com o governo estadual. O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) deve analisar, até domingo (23), todas as amostras dos exames da nova gripe coletadas no estado. Com isso, a fila de espera de testes processados no estado deve zerar. Os resultados devem ser liberados na semana que vem. “Esta agilidade do Lacen nos deu um quadro real da doença no Paraná. “Caso nossos exames ainda fossem encaminhados para a Fiocruz, por exemplo, certamente nossos casos confirmados e nossos óbitos seriam infinitamente inferiores, e a nossa capacidade de resposta bem menor”, disse o secretário da Saúde, Gilberto Martin. A administração estadual informa que as amostras que estão sendo processadas foram coletadas entre 16 de julho e 27 de julho e não tinham sido analisadas devido à grande quantidade coletada naquele período e em razão da priorização dos resultados dos casos graves e óbitos.
Na próxima semana, o Lacen deve solicitar 300 amostras que foram coletadas entre 1º e 16 de julho e que ainda estão na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Desta forma, o Lacen poderá realizar e liberar todos os resultados pendentes do Paraná. Vejam que essa estatística se refere ao Estado do Paraná, mas as estatísticas em outros Estados são alarmantes. O homem sofre a ação daninha dos vírus pela sua imprudência e sua mania destruidora e a falta de amor a vida sua e de outrem Nossa saúde vale ouro, então vamos lapidá-la. Este trabalho tem como ponto principal alertar aos leitores e curiosos o cuidado que devemos ter com a limpeza de um modo geral, principalmente em casa e nos locais públicos. O lixo pode trazer inúmeras doenças pela ação das moscas, mosquitos, muriçocas, baratas, ratos (Leptospirose) e um sem número de doenças, inclusive as de pele. Medindo as devidas proporções a gripe suína ou gripe A, ou H1N1 está causando o mesmo pânico que a AIDS. Só que a AIDS você já conta com valiosos meios para não contraí-la, mas a gripe o vírus pode vir de qualquer lugar e sem uma destinação específica.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE.