O homem e os morcegos...
Grude é um objeto colado ao outro que não desgarra. Mães, às vezes, dizem ao filho: - Vá para lá, menino, e deixa de ser grude. Muitas pessoas, e mesmo animais, sentem a necessidade de se isolar, ficar a sós para meditar e recompor energias.
Em caso semelhante, estive pensando sobre um bando de morcegos que querem compartilhar da nossa moradia. Há mais de onze anos tentamos dispersá-los, mas vira e mexe estão de volta embora já com diminuição de 90%, graças à colocação de telhas de vidro para clarear o ambiente e combatê-los. Também colocação de tapumes nas entradas, porém agora descobrindo que eles passam até pelas frestas das telhas.
Outro dia ouvi um relato de experiência onde o autor contava que em determinado local havia uma infestação de carrapatos por todo lado e que fora orientado a fazer um tipo de oração de reconciliação com os mesmos, dizendo mais ou menos assim “Vocês são também vida de Deus. Vocês têm seu habitat próprio. Não é aqui o seu lugar” e, em seguida, procede à leitura de outro tipo de oração de elevação espiritual que se chama Sutra Sagrada Chuva Néctar da Verdade e os insetos se foram. Vi contar também caso semelhante sobre cigarrinhas do capim (pequenos besouros que sugam a seiva do capim, especialmente da brachiara) e estas também se foram.
Exclamei porque não tentou repetir com os morcegos que trata, na verdade, de se reconciliar com os mesmos o que talvez pudesse funcionar e eles irem morar no habitat apropriado, como grutas, lugares escuros.
Fiquei a pensar nisso...
José Pedroso
2008