O maçom...

Sempre desbastando a pedra bruta. O ente balizador da sociedade a qual lhe presta respeito e também admiração pela sua seriedade e responsabilidade. Sustentáculo e balizador, o financiador também dos poderes democráticos - avalista da Fraternidade, Liberdade e Igualdade, abonador dos movimentos anti escravidão do ser humano. Incompreendido às vezes, cada um com características diferentes, alguns mais rígidos em suas posições, outros com posições mais brandas igual mesmo a irmãos carnais onde mesmo os gêmeos têm temperamentos diferentes.

O simbolismo o induz sempre ao auto aperfeiçoamento. Enche de esperança contaminando também a sociedade que vive, através de seus exemplos, suas ações, auscultando e praticando os simbolismos, emergindo mais os valores espirituais, aumentando a crença e a fé no Grande Arquiteto do Universo, a comunhão, o louvor, a reverência do que está também Nele próprio e em benefício da Humanidade.

Um pedreiro com dever de estar sempre construindo templos à virtude e também masmorras aos vícios. O dever de estar promovendo a harmonia em todos os sentidos da vida, acompanhado do amor, principalmente ao próximo. Não esquecendo de estar valorizando a si mesmo também para sempre com o intuito de exteriorizar energia para não deixar parar a obra.

Todos os maçons não deveriam perder as oportunidades que são muitas e infinitas, aproveitar mais da credibilidade, arregaçando as mangas e levantar mais templos à virtude, no sentido de movimento de melhorias comunitárias e para a sociedade como um todo, onde for necessário colocar a nossa argamassa.

A nossa responsabilidade é grande, pois tem muita coisa a ser feita onde podemos enfiar a nossa colherzinha de pau muito benéfica como: Meio Ambiente, Política, Corrupção, Saúde, Educação.

Estou achando os times meio preguiçosos. Vamos jogar mais! Só bater martelo já era.

Não ficar vendo as argamassas fortíssimas que foram colocadas pelos nossos IIr.: antepassados na construção da nossa Independência, Proclamação da Republica, fim da Escravidão. Ou na Independência Americana, Queda da Bastilha, Restabelecimento da Ordem na França, Libertação dos Paises Andinos com atuação de Simón Bolívar e outros.

Estou a escrever estas linhas sem olhar nenhuma obra, somente para as coisas que vieram em minha mente neste momento e na vivência ao longo de 29 anos.

Um abraço a todos.

José Pedroso

2007

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 22/08/2009
Reeditado em 24/03/2021
Código do texto: T1768864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.