Geração Coca Cola...
A mídia fazendo o produto! Talvez copiando o que acontece em países de Primeiro Mundo, quando se refere a refrigerantes, cervejas, cigarros.
A insistência da divulgação aliada às novas tecnologias, o uso das inovações de marketing usando artistas, atletas e modelos daqueles de maior qualidade, de mais talento ou mais sarados para divulgar determinado produto. Mesmo que não seja da grande coisa, mas para ter uma explosão fantástica de vendas, com retorno garantido extraordinariamente ao fabricante, às vezes, de outro país para o qual os bônus de lucros são auferidos.
Falando dos produtos e aos que acima referimos que só é possível consumi-los gelados, com exceção dos cigarros que precisam ser queimados, a qualidade se esvai. Mas mesmo assim a mídia os coloca no topo das vendas fazendo os consumidores renunciarem aos sucos caseiros, como por exemplo, laranja com couve que é super vitaminado e também remédio para o sistema digestivo.
Pegando carona neste texto que acima descrevi, lembrei-me o quão seria importante um tema que abala o país que é a corrupção brasileira. Esta que consome 60% das verbas públicas em quase todos os escalões como um todo e, se fizéssemos um movimento forte na mídia usando as mesmas tecnologias para venda de sucesso de determinados produtos como, por exemplo, a Coca Cola no sentido da conscientização do uso correto das verbas, com certeza nosso país seria outro.
Alguém pode dizer que não adianta escrever isto, não vai mudar nada essas ideias, mas, porém sabemos que ideias, palavras e ações tomam forma e sobem se juntando às outras ideias com a mesma ressonância e, com certeza, algum dia, mais cedo ou mais tarde, toma forma e acontece.
José Pedroso
2007